Conecte-se Conosco

Tecnologia

A regulamentação das IAs e a necessidade de responsabilizar os agentes desenvolvedores

Publicado

em

Por Alexandre Pegoraro *

Do ponto de vista tecnológico, uma das maiores revoluções registradas na era recente diz respeito à Inteligência Artificial. Mesmo não sendo algo totalmente novo, os avanços obtidos no desenvolvimento desta ferramenta tecnológica neste período histórico contemporâneo têm gerado expectativas positivas dos especialistas e estudiosos no que tange a diversos fatores sociais e econômicos, os quais, é certo, tendem a resultar em benefícios para a sociedade. Entretanto, do mesmo modo que tem causado frisson, o artifício tem gerado um sinal de alerta nos peritos da área em razão de sua enorme complexidade, expansão e, o mais importante, seus respectivos riscos.

Não à toa tem se apontado o fator “regulamentação” como uma das possíveis formas de controle para a ferramenta disruptiva, especialmente após a chegada do ChatGPT. Isso porque as novas e sofisticadas IAs estão anos-luz à frente do que a humanidade conhecia até então, fato que tem proporcionado celeumas no que se refere à estruturação e controle de seu processo tecnológico. Questões como ética e moral, legalidade, defesa de minorias, padrões sociais adequados, direitos fundamentais, bem como uma análise criteriosa da base de dados construtiva das IAs são essenciais e imprescindíveis para mitigar erros no processo de formação, e primordiais para buscar o equilíbrio, a inovação, responsabilidade, segurança e proteção.

Todo este cuidado é necessário e premente, uma vez que já há a constatação por parte de analistas diretamente ligados à tecnologia, que referidos instrumentos, que desenvolvem aprendizados, têm a possibilidade de gerar informações distorcidas, isto é, inverdades que não só comprometem a validade e realidade dos processos, mas que propiciam negativas reações em cadeia. Por isso a urgência da regulamentação.

O problema é global. Entidades como MIT Technology Review tem classificado o cenário como um “velho oeste”, em uma clara alusão a um espaço virtual anômico, onde é tudo muito complexo e nebuloso. Por esta razão, países como China, Estados Unidos, bem como toda a União Europeia, estão em processo de desenvolvimento de regras para estabelecer parâmetros adequados para regulamentar algoritmos, controlar a publicidade, proteger os dados, responsabilizar os desenvolvedores e criar marcos legais que garantam o estabelecimento de regras em âmbitos federais.

A Comunidade Europeia também está atuando para se tornar um super-regulador do tema, aos moldes do que outrora foi realizado no que alude à questão de proteção dos dados. Assim, o Parlamento Europeu publicou um artigo sobre as oportunidades oferecidas pela IA aos serviços públicos, dentre as quais classificou o reforço da democracia, proteção e segurança, prevenção da criminalidade e no sistema de justiça penal, e na área militar, estratégias de defesa e ataque.

De acordo com o estudo, a atividade laboral associada à Inteligência artificial pode aumentar de 11% a 37% até 2035, 32% dos empregos nos países da OCDE podem vir a enfrentar mudanças substanciais, 14% dos empregos nas nações do mesmo grupo serão significantemente automatizáveis e a redução das emissões de gases com efeito de estufa tem uma queda estimativa de 1,5 a 4% até 2030.**

Em terras tupiniquins, mesmo não existindo, todavia, uma regulamentação específica, há o PL 2.338/2023, do senador e atual presidente da Câmara Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e na Câmara dos Deputados o PL 21/2020, de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE). No caso do primeiro, sua elaboração se deu sob o comando do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Ricardo Villas Bôas Cuevas, tendo sido elaborado por um grupo de especialistas em direito digital. No que tange ao segundo, estariam previstos os princípios, direitos e deveres para uso da IA no Brasil.

Temas como limites para atuação do poder público por meio das IAs, uso de câmeras para identificação dos membros do corpo social, avaliações individuais de riscos, fiscalização, segurança e responsabilidade, tráfego, abastecimento de água, eletricidade, educação, bem como as autoridades competentes que farão o controle dos sistemas estão entre os que serão tratados nos referidos PLs.

A busca por equilíbrio torna-se, desse modo, mais do que necessária. Por essa razão é fundamental que a regulamentação acompanhe todas as transformações que têm ocorrido com as IAs. Afinal, tanto os benefícios dessa tecnologia, quanto o progresso financeiro e social resultantes destes, só serão alcançados pela sensatez.

* Alexandre Pegoraro é CEO da Kronoos

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mox Mídia: Empresa de criação de lojas online e sites

Publicado

em

De

Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.

Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.

Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.

Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.

CONTATO:

Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599

 

Continue lendo

Tecnologia

Dicas e Truques Valiosos que Todo Curso de Excel Deveria Ensinar

Publicado

em

De

O Microsoft Excel é uma das ferramentas mais poderosas e versáteis disponíveis para gerenciamento de dados e análise estatística. 

É uma habilidade que se tornou essencial em muitos ambientes de trabalho e, por sorte, existem muitos cursos de Excel gratuitos disponíveis para ajudar as pessoas a aprenderem o básico e a se aprofundarem nas funcionalidades avançadas. 

No entanto, nem todos esses cursos abrangem os truques e dicas que podem realmente aumentar a produtividade e eficiência. 

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas valiosas que todo curso de Excel deveria ensinar. Antes de nos aprofundarmos nas dicas e truques, é importante ter uma introdução sólida ao Excel. 

Isso inclui entender a interface do usuário, as fórmulas básicas, como inserir dados e criar gráficos simples. 

Muitos cursos gratuitos oferecem essa base, mas a verdadeira mágica do Excel acontece quando você começa a explorar suas funcionalidades avançadas.

Dicas e Truques Valiosos

Atalhos de Teclado 

O Excel oferece uma variedade de atalhos de teclado que podem economizar muito tempo. Por exemplo, Ctrl + C para copiar, Ctrl + V para colar e Ctrl + Z para desfazer. Dominar esses atalhos acelera a manipulação de dados.

Preenchimento Automático

O Excel possui uma função de preenchimento automático que pode prever e preencher automaticamente séries de dados, como datas, números ou até mesmo textos. Basta digitar um valor inicial e arrastar a alça de preenchimento para baixo ou para o lado.

Fórmulas e Funções Avançadas 

Aprenda a usar fórmulas e funções avançadas, como VLOOKUP, HLOOKUP, IF, SUMIF, e COUNTIF. Essas funções são essenciais para realizar cálculos complexos e análises de dados.

Tabelas Dinâmicas

As tabelas dinâmicas são uma ferramenta poderosa para resumir, analisar e visualizar grandes conjuntos de dados. Elas permitem criar relatórios dinâmicos com facilidade.

Formatação Condicional

A formatação condicional permite que você formate automaticamente as células com base em regras específicas. Isso é útil para destacar dados importantes em uma planilha.

Gráficos Avançados

Além dos gráficos básicos, aprenda a criar gráficos avançados, como gráficos de dispersão, gráficos de barras empilhadas e gráficos de rosca. Eles podem ajudar a comunicar informações de forma mais eficaz.

Consolidação de Dados 

Saiba como consolidar dados de várias planilhas ou pastas de trabalho em uma única planilha usando a função Consolidar. Isso é útil quando você precisa analisar dados de várias fontes.

Proteção de Células e Planilhas 

Aprenda a proteger suas células e planilhas com senhas para evitar que outros alterem informações importantes sem permissão.

Automação com Macros 

Macros permitem automatizar tarefas repetitivas. Mesmo que você não seja um programador, é possível gravar macros simples para economizar tempo.

Solver

O Solver é uma ferramenta poderosa para otimizar modelos de negócios e resolver problemas de otimização, como alocação de recursos e planejamento financeiro.

Importação de Dados Externos 

Aprenda a importar dados de outras fontes, como bancos de dados, da web ou de arquivos de texto. Isso é útil para atualizar automaticamente suas planilhas com informações externas.

Uso de Tabelas

Converta sua planilha em uma tabela para facilitar a classificação, filtragem e formatação dos dados. Tabelas também se ajustam automaticamente quando novos dados são adicionados.

Dominar o Excel é uma habilidade valiosa que pode abrir muitas portas no mundo profissional. 

Embora existam cursos de Excel gratuitos disponíveis, nem sempre abrangem todas as dicas e truques que podem realmente impulsionar sua produtividade e eficiência. 

Portanto, é altamente recomendável explorar essas dicas e truques valiosos mencionados neste artigo para se destacar em sua profissão e realizar análises de dados de maneira mais eficiente. 

Lembre-se de que a prática constante é fundamental para se tornar um mestre no Excel, e a busca por conhecimento adicional sempre valerá a pena. 

Então, aproveite os recursos gratuitos disponíveis e comece a aprimorar suas habilidades no Excel hoje mesmo.

 

Continue lendo

Celebridades

TJ Fernandes se apresenta com convidados no Guardians Comedy Club, nesta sexta-feira, 1º

Publicado

em

De

O Guardians Comedy Club, apresenta, nesta sexta-feira, 1º, o show TJ Fernandes convida participação dos humoristas Wendsman , Chibata, Ed Junior e Jack Dias, a partir das 21h.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site https://www.sympla.com.br/ por R$ 20, individual meia solidária e por R$ 60, o combo na mesa com quatro lugares.

TJ é jornalista, apresentador, ator, comediante, produtor e roteirista. Profissional do estilo stand up comedy desde 2013, ficou conhecido com a criação da música “Melô do DF”. O espetáculo reúne os principais textos criados pelo artista nos últimos anos.

Serviço

Show TJ Fernandes convida
Local: Guardians Comedy Club
Data: 1º de setembro
Abertura da Casa: 20h
Apresentações: a partir das 21h

Continue lendo

Destaque