Conecte-se Conosco

Gastronomia

Dia do Chocolate: veja algumas maneiras aproveitar o dia do chocolate

Publicado

em

O Brasil é um dos principais exportadores de cacau, fruta que dá origem ao chocolate que é uma das sobremesas mais apreciadas do mundo.

Confira as dicas para quem quer comemorar o dia do chocolate em grande estilo;

O dia 7 de julho é uma data muito especial para os amantes do chocolate e ficou conhecida como o Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais populares, acessíveis e adorados do mundo. No Brasil, além de sermos um dos maiores consumidores do chocolate, também estamos entre os maiores exportadores do cacau, fruta que dá origem ao produto. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Secex, as exportações de cacau totalizaram US$ 228 milhões.

A indústria do chocolate também se desenvolveu positivamente e nos primeiros três meses deste ano cresceu 9,8%, aumento acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Entre janeiro e março de 2023, foram produzidas 219 mil toneladas de chocolate no Brasil, sendo 17,5 mil toneladas exportadas.

Ao leite, amargo, com amendoim, crocante, no bolo, no sorvete, na pizza, o brasileiro consome o produto de inúmeras. A pesquisa realizada pela OpinionBox, em fevereiro de 2023, mostrou quais são as principais maneiras que a população aprecia o doce, sendo que: 47% afirmaram preferir como sobremesa, depois de refeições, 41% come quando dá uma vontade específica de chocolate e 33% dos entrevistados consomem a qualquer hora do dia/em qualquer ocasião.
Por isso, pensando em como você pode aproveitar o dia do chocolate para se deliciar, separamos 5 dicas deliciosas para você não deixar a data passar em branco. Confira!

Na sobremesa:
As sobremesas de chocolate são verdadeiras tentações para os amantes do doce. Com sua textura cremosa, sabor intenso e irresistível, o chocolate é um ingrediente versátil que pode transformar qualquer sobremesa em uma experiência deliciosa. A Maria Merengue, uma doceria que se inspira nas pâtisseries clássicas de Paris, traz uma seleção imperdível de sobremesas clássicas e autorais para os amantes de doces. E, é claro, não poderiam faltar as sobremesas que têm o chocolate como ingrediente principal. A chef Aline Prudente, responsável pela criação dos sabores únicos da Maria Merengue, desenvolveu uma sobremesa incrível chamada Museu do Louvre. Esse fantástico brownie chocolatudo, é recheado com o mais delicioso doce de leite argentino, acompanhado de um toque de amêndoas laminadas, e tudo isso é envolvido em uma irresistível calda quente de chocolate. Para finalizar essa obra-prima, é servido um magnífico gelato de creme, que complementa perfeitamente os sabores e texturas dessa sobremesa inesquecível.

No Bolo:
Bolos de chocolate são tradicionais em casas brasileiras e um dos mais comprados por ser sempre o queridinho em diferentes épocas do ano. Na Fábrica de Bolos Vó Alzira, uma das maiores redes de franquias de bolos caseiros de alta qualidade e a preços acessíveis tem mais de 15 opções de bolos com chocolate, desde os tradicionais até a linha premium com recheio de ovomaltine e nutella e outros. Para sabores de frutas, caso o cliente queira, é possível pedir para adicionar cobertura da forma que precisar.

No sorvete:
O sorvete de chocolate é um dos mais pedidos no Brasil. No pote, de massa com pedaços de chocolate, ou em formato de picolé, o produto é sempre um dos preferidos do consumidor e tem destaque nos portfólios das sorveterias pelo país. Na Oggi Sorvetes, maior rede de franquias de sorvetes do Brasil e pioneira no formato lojas de fábrica, são mais de 12 tipos diferentes de produtos que trazem o chocolate no seu preparo. No pote, com as Linhas Seleções e Duetto, nos sabores da Linha Especial, com o Sensa Bombom e o Giratto, com cones que trazem chocolate na casquinha. A marca também oferece os picolés que podem ser encontrados nos sabores chocolate ou cookies (pedacinhos de biscoito de chocolate), brigadeiro e bombom. Além dos picolés da linha Sorvete no Palito, que são banhados no chocolate e o sabor chocolate da Linha Zero, sem adição de açúcar.

Na pizza:


A pizza de chocolate é uma deliciosa e ousada criação que combina o sabor irresistível do chocolate com a textura macia e crocante da massa de pizza. O contraste entre o doce do chocolate derretido e o leve toque salgado da massa faz dessa pizza uma verdadeira experiência sensorial. A Super Pizza Pan oferece aos seus clientes uma experiência única ao proporcionar pizzas assinadas por chefs renomados, entre as opções mais atrativas está a pizza de Nutella, elaborada pelo renomado chef Edu Guedes.

Gastronomia

Guerra Civil: Croasonho presenteia clientes com ingressos para líder de bilheteria no Brasil

Publicado

em

De

Clientes que comprarem um croa e uma Coca-Cola Sem Açúcar no balcão ganham uma entrada para novo filme de Wagner Moura

A Croasonho, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em croissants recheados, em parceria com a Coca-Cola, entra no hype da estreia de “Guerra Civil” nos cinemas. Durante a exibição do filme nas telonas brasileiras, clientes que comprarem um Croasonho, doce ou salgado, de qualquer tamanho, mais uma Coca-Cola Sem Açúcar, de qualquer versão, ganham um ingresso para assistir ao filme com Wagner Moura e Kirsten Dunst, a “Mary Jane” da primeira trilogia do Homem-Aranha, que estreou na liderança das bilheterias do Brasil, com arrecadação de R$ 6,5 milhões em seu primeiro final de semana em cartaz.

A promoção, não cumulativa, é válida somente para compras no balcão e enquanto durarem os estoques. As regras de utilização estão nos próprios ingressos, bem como as redes de cinema participantes.

Apesar da especialidade em croissants salgados e doces, o cardápio da Croasonho conta com grande variedade, com diversos tipos de saladas, bebidas, pratos executivos e sobremesas. Outra opção é o Croaburger, uma saborosa combinação de hambúrguer bovino com massa de croissant, vendido em duas versões: barbecue e clássico, ambos acompanhados de batatas chips. Junta-se a tudo isso a linha Santo Strogonoff, com seis opções da iguaria de origem russa.

O filme

Com direção e roteiro de Alex Garland, de “Ex-Machina”, “Guerra Civil” é baseado em um futuro breve e distópico, no qual uma equipe de jornalistas viaja pelos Estados Unidos durante uma guerra civil entre o governo americano e forças separatistas lideradas pelo Texas e pela Califórnia. Eles, então, lutam para sobreviver numa época em que o governo se tornou uma ditadura e milícias extremistas partidárias cometem regularmente crimes de guerra.

O filme é o mais caro da história da A24, responsável por grandes sucessos como “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), “Hereditário” (2018) e “X – A Marca da Morte” (2022). A distribuição é da Diamond Films. O elenco também conta com Nick Offerman, Jefferson White, Nelson Lee, Evan Lai, Cailee Spaeny, entre outros.

Sobre a Croasonho

A rede Croasonho, a única do país especializada em croissants recheados, possui mais de 70 lojas, em nove estados mais o Distrito Federal, e atua no mercado com diferentes modelos de negócio: o de rua, presente em pontos centrais das metrópoles, o sistema em praças de alimentação de shoppings, Croa Café e quiosque. O grande diferencial gastronômico da marca são os Croasonhos artesanais, produzidos com massa crocante por fora e macia por dentro e mais de 30 recheios, entre doces e salgados. Em 2022, quando completou 25 anos, a Croasonho recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A marca soma sete Selos de Excelência em Franchising.

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising.

Continue lendo

Gastronomia

Chef desenvolve pipocas de carne seca, pão de alho, bacon e peperoni e faz sucesso em todo o Brasil

Publicado

em

De

 Entre os sabores peculiares, estão as pipocas de Carne seca, doritos, costelinha com barbecue e bacon.

Quando falamos em pipoca, a primeira coisa que vem à mente é a tradicional para comer no cinema ou em casa assistindo um filminho. Esta iguaria ganha uma reviravolta deliciosa pelas mãos criativas de Patricia Coldibeli.

A chef prepara a pipoca agridoce feita a partir de um caramelo salgado, que deixa a pipoca crocante e prolonga sua durabilidade.

Patricia ousa combinar a textura da pipoca com ingredientes, como carne seca, bacon, bacon picante, peperoni, costelinha com barbecue, crocante de cebola, doritos e pão de alho. O toque ousado de caramelo salgado eleva a experiência a um novo patamar, proporcionando uma harmonia perfeita entre o doce e o salgado.

“No começo foi difícil encontrar uma receita que mesclasse tão bem o doce com o salgado, queria um produto que as crianças amassem e que os adultos pudessem comer como petisco, enquanto bebem uma cervejinha. Finalmente encontrei esse equilíbrio”. Comenta Patricia Coldibeli.

Entre os sabores mais procurados estão o bacon e o surpreendente “Doritos”, que conquistou paladares exigentes e amantes de novas experiências gastronômicas.

 

Instagram: @pipocasdatata.gourmet

Continue lendo

Gastronomia

Empresária brasileira Janaina de Macedo, declara sua paixão pela gastronomia francesa

Em um cenário onde a gastronomia é considerada uma forma de arte, Janaina Pedroza de Macedo, uma brasileira expatriada em Paris, emerge como uma embaixadora do sabor francês. Formada em gastronomia na renomada terra da culinária, Janaina traz consigo uma bagagem única, moldada por experiências valiosas, como estágios no luxuoso hotel RITZ e no prestigiado […]

Publicado

em

De

Em um cenário onde a gastronomia é considerada uma forma de arte, Janaina Pedroza de Macedo, uma brasileira expatriada em Paris, emerge como uma embaixadora do sabor francês. Formada em gastronomia na renomada terra da culinária, Janaina traz consigo uma bagagem única, moldada por experiências valiosas, como estágios no luxuoso hotel RITZ e no prestigiado restaurante com uma estrela, Lassere .

O Caminho para o Saber: Janaina de Macedo trilhou seu caminho no universo da gastronomia francesa com dedicação e paixão. Seu aprendizado no RITZ, referência mundial em hospitalidade e requinte, e no Lazarre, conhecido por sua excelência culinária, aprimorou suas habilidades e aprofundou sua compreensão das nuances da cozinha francesa.

Janaina de Macedo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Zuleika Ferreira - Divulgação

Janaina de Macedo – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Zuleika Ferreira – Divulgação

Parisabor: Um Portal Digital para os aficionados pela gastronomia francesa: Como idealizadora do Parisabor, Janaina compartilha suas experiências e conhecimentos através de diversos artigos sobre restaurantes em Paris e na França. Seu olhar crítico e apurado oferece aos leitores uma imersão única no mundo gastronômico, revelando segredos e delícias que só uma verdadeira conhecedora pode desvendar.

O Savoir-Vivre Francês: Para Janaina, a gastronomia vai além do paladar; é um estilo de vida, uma expressão cultural. Seus artigos exploram não apenas os sabores, mas também o Savoir-Vivre francês, transmitindo a elegância e a sofisticação que permeiam a culinária e a vida parisiense.

Janaina de Macedo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Zuleika Ferreira - Divulgação

Janaina de Macedo – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Zuleika Ferreira – Divulgação

Serviços Gastronômicos Exclusivos: Além de compartilhar seu conhecimento online, Janaina Pedroza de Macedo oferece uma experiência prática aos amantes da gastronomia. Seus serviços incluem tour gastronômico com degustação caminhando pelas charmosas ruas de Paris, roteiros personalizados que exploram os tesouros culinários escondidos da cidade luz, e piqueniques tipicamente franceses, proporcionando aos participantes uma imersão completa na riqueza gastronômica da região.

Janaina de Macedo personifica a fusão perfeita entre a paixão brasileira e a tradição francesa na gastronomia. Sua jornada desde os prestigiados estágios até a criação do Parisabor demonstra seu comprometimento em compartilhar o melhor da culinária parisiense. Com uma visão única e serviços exclusivos, Janaina convida a todos a explorar Paris não apenas como uma cidade, mas como um banquete de sabores que encanta os sentidos.

Acompanhe as dicas dessa expert pelas redes sociais:

@freshmagparis
@parisabor
@lutetiamag

Janaina de Macedo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Zuleika Ferreira - Divulgação

Janaina de Macedo – Crédito da Foto: Acervo Pessoal / Zuleika Ferreira – Divulgação

Continue lendo

Destaque