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O que devo analisar antes de adquirir uma franquia?

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Rafael Corte, CEO & Co-Founder do JAH Franchising, conta quais são os cinco pontos essenciais a serem avaliados antes de investir

Seja em uma transição de carreira ou após a aposentadoria, adquirir uma franquia é um investimento que está, cada vez mais, despertando o interesse do brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre deste ano, o mercado de franquias cresceu 15% no país e empregou 1,612 milhão de pessoas.

Com a ascensão do franchising, o número de opções de redes e segmentos disponíveis no mercado é altíssimo. Por isso, muitos empreendedores ainda não sabem por onde começar a avaliação de onde investir o seu dinheiro e correm o risco de fazer um mau negócio.

Foi o que aconteceu com Rafael Corte, engenheiro de produção por formação, mas que tinha o sonho de ter um negócio de sucesso. Há alguns anos, ele decidiu apostar seus investimentos, fruto de uma uma carreira executiva bem encaminhada, em uma franquia de paletas mexicanas. Porém, por falta de conhecimento no segmento e suporte da franqueadora, o negócio não prosperou. Hoje, Corte é CEO &Co-Founder do JAH Franchising, franquia de açaí, sorvetes e picolés 100% naturais, que conta com mais de 140 pontos de venda no país.

“Adquirir uma franquia, antes de tudo, significa comprar uma ideia e se associar a uma marca que já está no mercado. Então, é preciso ter muita atenção em pontos que, muitas vezes, vão além do financeiro, mas que uma vez que não são bem avaliadas, podem afetar diretamente na rentabilidade e lucro dos seus franqueados, levando-os a um resultado frustrante”, afirma Corte.

Para ajudar a nortear os empreendedores que pensam em investir no franchising, o especialista aponta quais são os cinco pontos essenciais que devem ser analisados antes de adquirir uma franquia.

Confira:

1-Qualidade do produto/serviço – “O principal fator de sucesso é oferecer o melhor ao seu consumidor. Essa é a base para qualquer negócio, independente do segmento”, pontua Corte. O empreendedor também aponta que, antes do investimento, é necessário pesquisar com rigor o mix de produtos oferecidos pela rede ou serviços disponibilizados. “O consumidor brasileiro está cada dia mais criterioso com o que ele vai consumir ou serviço que vai contratar, então é necessário oferecer sempre a excelência. No caso de produtos, sobretudo os alimentares, é essencial analisar a qualidade dos ingredientes, se eles promovem algum benefício à saúde, se são ecologicamente corretos. Todos esses fatores são importantes para a maioria dos consumidores e podem ser um diferencial para a sua franquia”, destaca.

2- Variedade de itens e modelos de negócios – De acordo com o CEO do JAH, antes de escolher por qual porta deseja entrar no franchising, é essencial analisar a diversidade que a marca proporciona ao franqueado, seja em relação a produto/serviço ou ao modelo de negócio em si. “Um ponto que acredito ser crucial, especialmente ao empreendedor que está começando nesse universo, é fugir de negócios que sejam “engessados”. Oferecer um mix completo de produtos/serviços dentro da categoria escolhida é importante para atrair uma cartela mais ampla de clientes. Já em relação ao negócio, ter uma marca parceria que te ofereça opções de modelos, sejam de maior ou menor investimento ou estrutura física, te dá maior liberdade de escolha e mais chances de não dar um passo maior do que a perna, como se diz”, explica.

3- Posicionamento da marca – Para o executivo, investir em uma marca bem posicionada, é mais assertivo e seguro. “Quando falo em investir em uma marca com uma posição consolidada no mercado, não significa necessariamente ou apenas ser a marca que mais tem pontos de venda em funcionamento. Existem pontos no “comportamento da rede”, que precisam ser analisados, pois são de extrema importância no mercado atual, como as suas práticas de ESG, por exemplo. Rafael Corte endossa que, se associar a empresas que zelam pelas questões sociais e ambientais, contribui para uma cadeia mais sustentável, o que beneficia a todos. “Lembrando que comprar uma franquia, é comprar uma ideia. Por isso, quando você se associa a uma empresa que tem essas boas práticas por cultura, você está colaborando com um mundo melhor, além de dizer ao seu consumidor que a sua preocupação não é só lucrar, mas oferecer o melhor produto/serviço para ele e ainda de uma maneira que não prejudique o planeta que ele vive”, esclarece.

4- Know how e suporte da rede franqueadora – Primordial para os franqueados, sobretudo os menos experientes, o suporte e transmissão de know how da rede franqueadora é determinante para o sucesso do negócio, de acordo com Rafael. “O papel da franqueadora é muito importante, pois ela é a responsável por transmitir o know how que este empreendedor ainda não tem. Então é crucial avaliar rigorosamente se a marca tem expertise no segmento que atua e fazer alguns questionamentos, como: a relação da marca com os franqueados que ela já tem é boa? Ela oferece todo o suporte que eles precisam? Ela possui a estrutura necessária para abraçar um novo franqueado? Tem como cultura inovar e desenvolver formas para tornar a franquia mais interessante e rentável para os franqueados? Todas essas perguntas precisam ser respondidas antes de um possível investimento”, alerta.

5-Rentabilidade – Por último, mas longe de ser a questão menos importante, a rentabilidade que o negócio propicia ao franqueado, é fruto de um conjunto de outros fatores, segundo o especialista em franquias. “É importante que o empreendedor que está entrando no mercado de franquias tenha em mente que, a lucratividade da franquia é muito importante, mas não é só nisso que ele precisa pensar na hora de adquirir o negócio. Isso é uma construção que começa a partir de todos esses outros pontos que citei. Quando a marca dispõe de todos esses mecanismos a favor do franqueado, ter um negócio rentável e de alta lucratividade, se torna uma consequência”, conclui Corte.

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Celebrando o mês das noivas: a importância do bolo de casamento e a arte do cake Design

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Curso oferece formação adequada para atuar nesse promissor mercado

Maio é um mês marcado por amor e celebrações, pois é tradicionalmente conhecido como o “mês das noivas”. Neste período, os casais planejam cada detalhe de seu grande dia e um elemento essencial que não pode faltar é o bolo de casamento. Por trás dessas obras de arte está a habilidade e criatividade do cake design, profissionais que transformam sonhos em realidade.

Mais do que uma simples sobremesa, o bolo de casamento é um símbolo de união e amor entre o casal. Desde tempos antigos, ele tem sido uma peça central nas festividades matrimoniais, muitas vezes decorado com símbolos de sorte e prosperidade.
Selecionar o bolo de casamento perfeito é uma tarefa que demanda tempo e cuidado. Os noivos desejam que o bolo reflita sua personalidade e estilo, além de harmonizar com o tema da cerimônia. Aqui é onde entra o talento do cake design, profissionais eficientes da confeitaria.

O cake design é uma arte que combina habilidades técnicas com criatividade. Profissionais dessa área dominam técnicas de confeitaria avançadas para criar bolos que impressionam não apenas visualmente, mas também pelo sabor.

“O bolo de casamento é uma parte importante e precisa ser pensado em todos os detalhes” relata Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet Brasil.

O Instituto Gourmet destaca-se como a maior rede de franquias especializada em cursos de gastronomia no Brasil. A instituição oferece uma oportunidade única para empreendedores aprimorarem suas habilidades e transformarem sua paixão em uma carreira de sucesso. Dentre os cursos oferecido pela rede está o Cake Designer, que abrange desde técnicas básicas até avançadas. Com isso, os participantes adquirem o conhecimento necessário para criar bolos e doces impressionantes e deliciosos. “No decorrer do curso, são ensinadas todas as técnicas essenciais para que os profissionais possam se destacar nesse segmento”, conclui Glaucio.

Para saber mais acesse: https://institutogourmet.com/cursos/cake-designer/

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Advogada Gaúcha – Tatiana Tavares Fracasso – lança Canal no YouTube com Conteúdos Jurídicos

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Tatiana Tavares Fracasso, advogada gaúcha determinada, aguerrida e forte. Com 47 anos de idade, casada e mãe de três filhos, tem expandido sua atuação profissional de forma significativa nos últimos anos. Formada em Direito pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e pós-graduada em Direito Previdenciário pela ESMAFE (Escola Superior da Magistratura Federal de Porto Alegre) e em Direito de Família e Sucessões pela UCS (Universidade de Caxias do Sul), Tatiana tem se destacado na área jurídica, especialmente em Bom Princípio, onde fundou o escritório Tavares e Fracasso Advocacia.

Há mais de 12 anos atuando na profissão, Tatiana sempre demonstrou comprometimento com o direito das mulheres, sendo uma figura ativa no Conselho dos Direitos das Mulheres em sua cidade. No entanto, a advogada resolveu ampliar seus horizontes em 2020, iniciando um trabalho remoto que lhe permitiu atender clientes de todo o Brasil. A pandemia de COVID-19 acelerou essa transição para o mundo digital, uma mudança que Tatiana considera um marco transformador em sua carreira.

“Percebi um mundo de oportunidades e que posso alcançar e ajudar muitas pessoas”, afirma Tatiana. Com essa visão, ela decidiu lançar um canal no YouTube, no qual semanalmente abordará diversas áreas do direito, oferecendo conteúdos práticos e objetivos. “Meu maior propósito é ajudar pessoas, e isso é extremamente gratificante”, explica. A advogada também pretende compartilhar dicas para outros profissionais que desejam se inserir no mundo digital e alavancar suas carreiras.

Tatiana enfatiza que sua profissão lhe permite resolver questões familiares complexas e ajudar clientes a conquistarem a aposentadoria desejada, tanto no âmbito do direito de família quanto no previdenciário. “Sou comprometida com meu trabalho e apaixonada pela minha profissão”, declara.

Para acessar os conteúdos de Tatiana Tavares Fracasso, os interessados podem seguir seu perfil no Instagram @tatianatavaresfracasso (https://instagram.com/tatianatavaresfracasso) e seu canal no YouTube Tatiana Tavares Advogada.

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“Quem lê e escreve a própria história, voa”, inspira a Economista, Michelle Barbosa

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Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a economista roraimense Michelle de Oliveira Barbosa. Nascida em abril de 1988, lançou recentemente um livro independente voltado para estudantes e pesquisadores. O livro Técnicas de Pesquisa e Escrita, oferece orientações práticas desde a preparação de monografias até a elaboração de teses de doutorado.

Na entrevista concedida, a pesquisadora fala da história da sua carreira e como esse trabalho é importante para o nosso país. Com mais de uma década de experiência como economista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Michelle explica sobre a importância de um bom profissional da área em uma instituição de ensino. Unir a economia, a educação e a metodologia do ensino foi um grande aprendizado.

 

“A Economia é uma área que pode ser um instrumento para melhorar socialmente a vida das pessoas. Busca-se entender quais são os problemas econômicos, sociais e políticos e, assim, é possível fazer projetos, elaborar políticas que visem a solucionar essas questões e promover um país mais próspero e justo. Percebi que ser economista é dar uma contribuição para que se tenha um desenvolvimento do país, construir uma história genuína e deixar um legado para gerações. Inspirar outras histórias de vida, de crescimento e de sucesso faz parte do meu propósito.

Quando percebo que minha jornada na pesquisa, escrita, publicação de artigos e outros trabalhos pode contribuir de alguma forma para a melhoria da sociedade, considero isso um avanço importante. É isso que me motiva. Busco dar essa contribuição para a sociedade. Às vezes, é um um pequeno passo em um conjunto de contribuições, de melhorias, mas busco fazer a minha parte como economista nesse lado social, compartilhando meus conhecimentos junto com minha trajetória de vida”. Comenta Michelle!

 

Michelle também está expandindo sua atuação educacional através do desenvolvimento de cursos online de desenvolvimento pessoal e profissional. Com especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior, mestra em Desenvolvimento Regional da Amazônia e atualmente doutoranda em Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Michelle possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional. Além de seu trabalho como economista, ela já ocupou cargos de gestão no IFRR e colaborou com projetos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Michelle também contribuiu para a academia com a publicação de capítulos de livros na Editora UFRR e artigos científicos em revistas internacionais. Agora, decidida a compartilhar seu conhecimento adquirido ao longo de sua carreira acadêmica, ela lança seu primeiro livro independente, oferecendo insights valiosos e práticos para estudantes e pesquisadores.

Saiba mais sobre a especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/michelleo.barbosa?igsh=cjY5M285b2piZ21m

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