Conecte-se Conosco

Noticias

O que fazer com o lixo eletrônico que cresce cinco vezes mais rápido do que a reciclagem de acordo com a ONU?

Até 2030 esse número pode ser de 82 milhões de toneladas segundo a Organização das Nações Unidas. Marcelo Souza, especialista em economia circular, diz que a possível solução para se tentar evitar o colapso ambiental do planeta, após o anúncio internacional, está na conscientização e no descarte correto do lixo eletroeletrônico. O lixo eletrônico se transformou em uma crise ambiental de grandes proporções. O novo relatório da ONU revelou que, em 2022, a humanidade produziu 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico – mais de 7,7 quilos para cada pessoa na terra – e reciclou menos de um quarto disso. […]

Publicado

em

Até 2030 esse número pode ser de 82 milhões de toneladas segundo a Organização das Nações Unidas. Marcelo Souza, especialista em economia circular, diz que a possível solução para se tentar evitar o colapso ambiental do planeta, após o anúncio internacional, está na conscientização e no descarte correto do lixo eletroeletrônico.

O lixo eletrônico se transformou em uma crise ambiental de grandes proporções. O novo relatório da ONU revelou que, em 2022, a humanidade produziu 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico – mais de 7,7 quilos para cada pessoa na terra – e reciclou menos de um quarto disso.

No ritmo atual, o lixo eletrônico vai crescer 33% até 2030 e reciclagem cairá para 20%.
E você, quanto você gera de lixo todos os dias?

É irrefutável a percepção de que o clima não está “normal”, desde meados de outubro do ano passado até hoje, ondas de calor severas impactaram o nosso país. Para se ter ideia o Rio de janeiro registrou em seus termômetros a 38,3 °C, Palmas 38,0°C já Teresina 37,4 °C.

Em 17 de março de 2024, quando o termômetro atingiu 62,3°C na estação de Guaratiba às 9h55. Por mais absurdo que esse valor possa parecer, a sensação térmica de calor é calculada com base nos dados de temperatura e umidade relativa do ar.

Contudo essas ondas de calor e mudanças drásticas do clima, não estão impactando somente o Brasil, mas todo o mundo. Por exemplo em Cartagena, considerada a joia do Caribe colombiano, enfrenta sérios problemas devido ao aquecimento global e ao aumento do nível do mar. A cada ano, o nível do mar sobe gradualmente, e a baía de Cartagena está sendo engolida pelas águas oceânicas. Um cenário dramático se desenrola à medida que as ondas atingem um cemitério, expondo caveiras e restos mortais.

Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

As consequências do aquecimento global são evidentes na cidade mais turística da Colômbia. O risco de submersão parcial é real, ameaçando a própria existência de Cartagena neste século.

Além de Cartagena, Cerca de 40% da população mundial vive em zonas costeiras e também está ameaçada pelo aumento do nível do mar.

No Ártico, o gelo acumulado está diminuindo, e os verões estão mais quentes e intensos. Isso afeta a formação de neve e gelo. Na Antártida, o derretimento ocorre em taxas alarmantes. Em 2020, foi registrada a temperatura mais elevada na península antártica. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que, se as emissões continuarem nas taxas atuais, os oceanos podem subir entre 1 e 1,5 metros até 2100.

Mas quanto de lixo geramos todos os dias. Qual de fato é a pegada de carbono que cada um de nós deixa?

A título desse texto, não abordaremos todos os tipos de lixos que geramos todos os dias, mas nos limitaremos ao eletrônico.

O Monitor Global de Resíduos Eletrônicos de 2024 revela uma situação alarmante: a geração mundial de lixo eletrônico está aumentando cinco vezes mais rápido do que o reciclado. Em 2022, um recorde de 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos foi produzido, um aumento de 82% desde 2010. E a tendência é que esse número alcance 82 milhões de toneladas até 2030. Infelizmente, apenas 22,3% desse lixo foi devidamente coletado e reciclado em 2022, deixando US$ 62 bilhões em recursos naturais recuperáveis sem uso e aumentando os riscos de poluição global.

De acordo com o Marcelo Souza, especialista do setor “o lixo eletrônico contendo substâncias tóxicas como mercúrio, representa um perigo para a saúde humana e o meio ambiente. Gosto de citar a frase do filosofo e escritor francês Voltaire, que “estamos andando, enquanto deveríamos estar correndo”.

Marcelo Souza - CEO da Indústria Fox - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Marcelo Souza – CEO da Indústria Fox – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Mas como mudar isso? “Primeiro, trazendo a consciência de redução de geração de lixo e descartando de forma correta por exemplo aos seus equipamentos eletrônicos, se estiver no estado de São Paulo, poder ser descartado em uma unidade da APAE, mas perto de você. Com isso, além de reduzir sua pegada pessoal de carbono, contribuirá para a geração de recurso para a instituição.” Afirma Souza.

Marcelo Souza diz ainda que a Indústria Fox, consciente da urgência de combater as mudanças climáticas, tem se destacado como uma empresa comprometida com práticas sustentáveis com desenvolvimento de iniciativas e investido em tecnologias inovadoras para minimizar seu impacto ambiental.

A Indústria Fox implementou com pioneirismo medidas rigorosas em suas operações. Desde a promoção de programas de reciclagem, a empresa caminha cada vez mais para incentivar a economia circular.

Ao adotar uma abordagem sustentável e responsável, a Indústria Fox demonstra seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a busca por soluções concretas para os desafios enfrentados pelas mudanças climáticas. A empresa se posiciona como uma líder na indústria, inspirando outras organizações a seguirem o mesmo caminho rumo a um futuro mais sustentável.

“Somente por meio da cooperação e do compromisso coletivo poderemos enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.”, encerra Marcelo Souza.

Marcelo Souza participou da COP 28 em Dubai nos Emirados Árabe, é palestrante, professor, escritor, publicou o livro Economia Circular – O Mundo Rumo à Quinta Revolução Industrial.

https://www.industriafox.com.br/

Noticias

Felps Professional marca presença em ativações durante eventos folclóricos em Manaus

Marca de cosméticos com sede na capital paulista e presente em mais de 60 países, associa sua imagem a mega eventos que antecedem o Festival Folclórico de Parintins Conhecida por participar de inúmeros eventos e feiras de beleza nacional e internacional, a Felps Professional chega em terras amazonenses para fidelizar ainda mais sua reputação com os profissionais de beleza durante a temporada bovina na capital Manaus. A marca empenhou-se na contratação de dois renomados ícones femininos dos bois bumbás, que representarão a marca durante esse período: Edilene Tavares, Rainha do Folclore do Boi Garantido, e Valentina Cid, Sinhazinha da Fazenda […]

Publicado

em

De

Marca de cosméticos com sede na capital paulista e presente em mais de 60 países, associa sua imagem a mega eventos que antecedem o Festival Folclórico de Parintins

Conhecida por participar de inúmeros eventos e feiras de beleza nacional e internacional, a Felps Professional chega em terras amazonenses para fidelizar ainda mais sua reputação com os profissionais de beleza durante a temporada bovina na capital Manaus.

A marca empenhou-se na contratação de dois renomados ícones femininos dos bois bumbás, que representarão a marca durante esse período: Edilene Tavares, Rainha do Folclore do Boi Garantido, e Valentina Cid, Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso, foram os nomes escolhidos para encabeçar essa campanha, durante presenças VIPs na Comepi, feijoada Marujada Vip Boi Caprichoso, no Sesi Trabalhador e feijoada MAG – Movimento

Felps Professional conta com uma ampla linha com mais de 200 produtos de beleza, atendendo com satisfação a inúmeros profissionais no Brasil e no mundo. A marca também atende com maestria o varejo brasileiro e mundial, proporcionando que seus clientes continuem seus tratamentos capilares, além dos salões de beleza. Para ilustrar esta grande festa, a empresa que já possui produtos com embalagens nas cores das agremiações folclóricas, reservou para o momento os produtos das linhas S.O.S., que representa as cores do Boi Garantido, e Banho de Verniz, com os tons do Boi Caprichoso.

Os sócios fundadores da Felps Profissional, Cleiton Vitor Pereira e Juliana Píria, contam como se sentem ao realizar a primeira ação da marca em solo amazonense: “Na edição de 2023, o turismo gerou R$146,6 milhões na economia de Parintins, alcançando um novo recorde. Neste ano a Felps fará parte desta história, que visa fins que vão muito além dos investimentos, orgulhando-se de ajudar a impulsionar ainda mais este recorte tão importante da cultura brasileira.”

Edilene Tavares, Rainha do Folclore Boi Garantido

Edilene Tavares, Rainha do Folclore Boi Garantido – Crédito da Foto: @p.r.a.i.a.n.o

Serviço:
Dia 07/06:
Presenças Vips:
Edilene Tavares, Rainha do Folclore Boi Garantido
Valentina Cid, Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso
Local: Comepi Manauara Shopping (piso Tucumã)
Endereço: Avenida Mário Ypiranga, 1300 – Adrianópolis – Manaus – AM
Horário: Edilene Tavares – 11h | Valentina Cid – 14h

Dia 08/06: Feijoada Vip Marujada
Local: Sesi Trabalhador
Início: 12:00
Endereço: Avenida Cosme Ferreira, 7399
São José – Manaus – AM
Valentina Cid: 12:30

Dia 08/06: Feijoada MAG – Movimento Amigos do Garantido
Local: Vasco Vasquez
Endereço: Av. Constantino Nery, 5001
Flores – Manaus – AM
Início: 12:00
Edilene Tavares: 15:00

Valentina Cid -Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso - Credito da Foto: @raphaorp

Valentina Cid -Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso – Credito da Foto: @raphaorp

Sobre a Felps Professional:
Fundada pelos empresários Cleiton Vitor Pereira e Juliana Píria há 10 anos, Felps Professional se concretiza no mercado de beleza nacional e internacional como uma das marcas mais conhecidas entre os profissionais do segmento e suas clientes.
A preocupação em levar ao mercado produtos de alta performance com garantia de resultados excelentes levou a Felps a um patamar de sucesso, planejado com maestria e dedicação ao longo dos anos.
A beleza ultrapassou fronteiras e atualmente a marca atua em mais de 60 países, afirmando o poder dos cosméticos brasileiros, formulados em matérias primas e ativos de primeira qualidade.

Contatos:
Assessoria Felps Professional em Manaus:
Albia Neves (92) 99507-6255

Assessoria Felps Professional em São Paulo:
Janaina Hassim (11) 99587-2520

Gestão de Marketing Felps Professional em São Paulo:
Camila Ferro (11) 96552-6230

Relações Públicas Felps Professional em São Paulo:
Zezinho Divanah (11) 97355-6603

Edilene Tavares, Rainha do Folclore Boi Garantido

Edilene Tavares, Rainha do Folclore Boi Garantido

Continue lendo

Noticias

MZF4 comemora 40 anos com coquetel em São Paulo

O evento contou com a presença dos líderes da empresa, e ainda destacou o compromisso com parceiros e clientes A MZF4 celebrou seus 40 anos de atuação com um coquetel especial no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento ocorreu no último dia 23 de maio e foi destinado às três unidades de negócios da empresa: Medical, Monofilaments e Household. A celebração marcou um momento significativo na trajetória da MZF4, reunindo líderes de destaque do mercado e promovendo o fortalecimento de relacionamentos. A MZF4, reconhecida como a primeira empresa da América Latina a obter a certificação ISO de Inovação, aproveitou […]

Publicado

em

De

O evento contou com a presença dos líderes da empresa, e ainda destacou o compromisso com parceiros e clientes

A MZF4 celebrou seus 40 anos de atuação com um coquetel especial no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento ocorreu no último dia 23 de maio e foi destinado às três unidades de negócios da empresa: Medical, Monofilaments e Household. A celebração marcou um momento significativo na trajetória da MZF4, reunindo líderes de destaque do mercado e promovendo o fortalecimento de relacionamentos.

A MZF4, reconhecida como a primeira empresa da América Latina a obter a certificação ISO de Inovação, aproveitou a ocasião para compartilhar conquistas alcançadas ao longo das últimas quatro décadas e discutir perspectivas futuras e novas oportunidades de colaboração.

Sob a liderança de Claudio Mazzaferro, CEO da empresa, a MZF4 tem se destacado por seu compromisso com a inovação e a excelência. Ele reforçou no evento o compromisso da empresa com seus parceiros e clientes. “Um dos segredos da MZF4 e se apoiar na dimensão. Além disso, há 15 anos criamos um conselho que nos ajuda no crescimento e desenvolvimento da empresa no Brasil e em outros países”, comentou o CEO.

Coquetel de 40 anos da MZF4 - Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação 1

Coquetel de 40 anos da MZF4 – Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação 

O evento também contou com a presença dos membros do conselho Maurizio Mazzaferro, CEO da Mazzaferro Pesca, e Giovanni Mazzaferro, chairman do grupo Mazzaferro. “A nossa empresa familiar pode se considerar sucesso, pois temos 70 anos no Brasil. E realizando algumas pesquisas, descobri que no Brasil, empresas familiares nascidas no século passado duram, aproximadamente, 25 anos. Ademais, apenas 50% passam dos 50 anos”, disse Maurizio durante um bate-papo com os presentes no coquetel.

Durante o evento, Giovanni também reforçou que a empresa só chegou a esse status, graças ao seu pai e irmãos. “Um elemento de sucesso das nossas empresas, com certeza, é a união familiar, que espero que perdure para sempre. Tenho muito orgulho dos meus irmãos e do que construímos, com todos os ensinamentos de nosso pai”, finaliza Giovanni.

A celebração ocorreu em paralelo à Hospitalar 2024, permitindo a participação de clientes da área de Medical, enriquecendo ainda mais as discussões e interações durante o evento.

Coquetel de 40 anos da MZF4 - Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação

Coquetel de 40 anos da MZF4 – Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação

Continue lendo

Noticias

MZF4 comemora 40 anos com coquetel em São Paulo

O evento contou com a presença dos líderes da empresa, e ainda destacou o compromisso com parceiros e clientes A MZF4 celebrou seus 40 anos de atuação com um coquetel especial no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento ocorreu no último dia 23 de maio e foi destinado às três unidades de negócios da empresa: Medical, Monofilaments e Household. A celebração marcou um momento significativo na trajetória da MZF4, reunindo líderes de destaque do mercado e promovendo o fortalecimento de relacionamentos. A MZF4, reconhecida como a primeira empresa da América Latina a obter a certificação ISO de Inovação, aproveitou […]

Publicado

em

De

O evento contou com a presença dos líderes da empresa, e ainda destacou o compromisso com parceiros e clientes

A MZF4 celebrou seus 40 anos de atuação com um coquetel especial no Hotel Renaissance, em São Paulo. O evento ocorreu no último dia 23 de maio e foi destinado às três unidades de negócios da empresa: Medical, Monofilaments e Household. A celebração marcou um momento significativo na trajetória da MZF4, reunindo líderes de destaque do mercado e promovendo o fortalecimento de relacionamentos.

A MZF4, reconhecida como a primeira empresa da América Latina a obter a certificação ISO de Inovação, aproveitou a ocasião para compartilhar conquistas alcançadas ao longo das últimas quatro décadas e discutir perspectivas futuras e novas oportunidades de colaboração.

Sob a liderança de Claudio Mazzaferro, CEO da empresa, a MZF4 tem se destacado por seu compromisso com a inovação e a excelência. Ele reforçou no evento o compromisso da empresa com seus parceiros e clientes. “Um dos segredos da MZF4 e se apoiar na dimensão. Além disso, há 15 anos criamos um conselho que nos ajuda no crescimento e desenvolvimento da empresa no Brasil e em outros países”, comentou o CEO.

Coquetel de 40 anos da MZF4 - Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação 1

Coquetel de 40 anos da MZF4 – Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação 

O evento também contou com a presença dos membros do conselho Maurizio Mazzaferro, CEO da Mazzaferro Pesca, e Giovanni Mazzaferro, chairman do grupo Mazzaferro. “A nossa empresa familiar pode se considerar sucesso, pois temos 70 anos no Brasil. E realizando algumas pesquisas, descobri que no Brasil, empresas familiares nascidas no século passado duram, aproximadamente, 25 anos. Ademais, apenas 50% passam dos 50 anos”, disse Maurizio durante um bate-papo com os presentes no coquetel.

Durante o evento, Giovanni também reforçou que a empresa só chegou a esse status, graças ao seu pai e irmãos. “Um elemento de sucesso das nossas empresas, com certeza, é a união familiar, que espero que perdure para sempre. Tenho muito orgulho dos meus irmãos e do que construímos, com todos os ensinamentos de nosso pai”, finaliza Giovanni.

A celebração ocorreu em paralelo à Hospitalar 2024, permitindo a participação de clientes da área de Medical, enriquecendo ainda mais as discussões e interações durante o evento.

Coquetel de 40 anos da MZF4 - Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação

Coquetel de 40 anos da MZF4 – Credito da Foto: ConsultMKT / Divulgação

Continue lendo

Destaque