Conecte-se Conosco

Noticias

O que fazer com o lixo eletrônico que cresce cinco vezes mais rápido do que a reciclagem de acordo com a ONU?

Até 2030 esse número pode ser de 82 milhões de toneladas segundo a Organização das Nações Unidas. Marcelo Souza, especialista em economia circular, diz que a possível solução para se tentar evitar o colapso ambiental do planeta, após o anúncio internacional, está na conscientização e no descarte correto do lixo eletroeletrônico. O lixo eletrônico se transformou em uma crise ambiental de grandes proporções. O novo relatório da ONU revelou que, em 2022, a humanidade produziu 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico – mais de 7,7 quilos para cada pessoa na terra – e reciclou menos de um quarto disso. […]

Publicado

em

Até 2030 esse número pode ser de 82 milhões de toneladas segundo a Organização das Nações Unidas. Marcelo Souza, especialista em economia circular, diz que a possível solução para se tentar evitar o colapso ambiental do planeta, após o anúncio internacional, está na conscientização e no descarte correto do lixo eletroeletrônico.

O lixo eletrônico se transformou em uma crise ambiental de grandes proporções. O novo relatório da ONU revelou que, em 2022, a humanidade produziu 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico – mais de 7,7 quilos para cada pessoa na terra – e reciclou menos de um quarto disso.

No ritmo atual, o lixo eletrônico vai crescer 33% até 2030 e reciclagem cairá para 20%.
E você, quanto você gera de lixo todos os dias?

É irrefutável a percepção de que o clima não está “normal”, desde meados de outubro do ano passado até hoje, ondas de calor severas impactaram o nosso país. Para se ter ideia o Rio de janeiro registrou em seus termômetros a 38,3 °C, Palmas 38,0°C já Teresina 37,4 °C.

Em 17 de março de 2024, quando o termômetro atingiu 62,3°C na estação de Guaratiba às 9h55. Por mais absurdo que esse valor possa parecer, a sensação térmica de calor é calculada com base nos dados de temperatura e umidade relativa do ar.

Contudo essas ondas de calor e mudanças drásticas do clima, não estão impactando somente o Brasil, mas todo o mundo. Por exemplo em Cartagena, considerada a joia do Caribe colombiano, enfrenta sérios problemas devido ao aquecimento global e ao aumento do nível do mar. A cada ano, o nível do mar sobe gradualmente, e a baía de Cartagena está sendo engolida pelas águas oceânicas. Um cenário dramático se desenrola à medida que as ondas atingem um cemitério, expondo caveiras e restos mortais.

Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

As consequências do aquecimento global são evidentes na cidade mais turística da Colômbia. O risco de submersão parcial é real, ameaçando a própria existência de Cartagena neste século.

Além de Cartagena, Cerca de 40% da população mundial vive em zonas costeiras e também está ameaçada pelo aumento do nível do mar.

No Ártico, o gelo acumulado está diminuindo, e os verões estão mais quentes e intensos. Isso afeta a formação de neve e gelo. Na Antártida, o derretimento ocorre em taxas alarmantes. Em 2020, foi registrada a temperatura mais elevada na península antártica. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que, se as emissões continuarem nas taxas atuais, os oceanos podem subir entre 1 e 1,5 metros até 2100.

Mas quanto de lixo geramos todos os dias. Qual de fato é a pegada de carbono que cada um de nós deixa?

A título desse texto, não abordaremos todos os tipos de lixos que geramos todos os dias, mas nos limitaremos ao eletrônico.

O Monitor Global de Resíduos Eletrônicos de 2024 revela uma situação alarmante: a geração mundial de lixo eletrônico está aumentando cinco vezes mais rápido do que o reciclado. Em 2022, um recorde de 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos foi produzido, um aumento de 82% desde 2010. E a tendência é que esse número alcance 82 milhões de toneladas até 2030. Infelizmente, apenas 22,3% desse lixo foi devidamente coletado e reciclado em 2022, deixando US$ 62 bilhões em recursos naturais recuperáveis sem uso e aumentando os riscos de poluição global.

De acordo com o Marcelo Souza, especialista do setor “o lixo eletrônico contendo substâncias tóxicas como mercúrio, representa um perigo para a saúde humana e o meio ambiente. Gosto de citar a frase do filosofo e escritor francês Voltaire, que “estamos andando, enquanto deveríamos estar correndo”.

Marcelo Souza - CEO da Indústria Fox - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Marcelo Souza – CEO da Indústria Fox – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Mas como mudar isso? “Primeiro, trazendo a consciência de redução de geração de lixo e descartando de forma correta por exemplo aos seus equipamentos eletrônicos, se estiver no estado de São Paulo, poder ser descartado em uma unidade da APAE, mas perto de você. Com isso, além de reduzir sua pegada pessoal de carbono, contribuirá para a geração de recurso para a instituição.” Afirma Souza.

Marcelo Souza diz ainda que a Indústria Fox, consciente da urgência de combater as mudanças climáticas, tem se destacado como uma empresa comprometida com práticas sustentáveis com desenvolvimento de iniciativas e investido em tecnologias inovadoras para minimizar seu impacto ambiental.

A Indústria Fox implementou com pioneirismo medidas rigorosas em suas operações. Desde a promoção de programas de reciclagem, a empresa caminha cada vez mais para incentivar a economia circular.

Ao adotar uma abordagem sustentável e responsável, a Indústria Fox demonstra seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a busca por soluções concretas para os desafios enfrentados pelas mudanças climáticas. A empresa se posiciona como uma líder na indústria, inspirando outras organizações a seguirem o mesmo caminho rumo a um futuro mais sustentável.

“Somente por meio da cooperação e do compromisso coletivo poderemos enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.”, encerra Marcelo Souza.

Marcelo Souza participou da COP 28 em Dubai nos Emirados Árabe, é palestrante, professor, escritor, publicou o livro Economia Circular – O Mundo Rumo à Quinta Revolução Industrial.

https://www.industriafox.com.br/

Noticias

Criado por José Renato, apresentamos a Família Zoreia, resgatando o espírito de Mazzaropi de forma contemporânea

José Renato Castro, mais conhecido como o Rosa da dupla Rosa e Rosinha, é o idealizador e responsável pelo projeto, que nasceu na pandemia no intuito de levar alegria para as pessoas, a Família Zoreia é um sitcom que traz o cotidiano de uma família do interior pra lá de atrapalhada, resgatando o humor tradicional com simplicidade e bom gosto; Trazendo de volta Mazzaropi em uma linguagem moderna e com uma pitada do Sítio do Pica-pau amarelo. O sítio é cercado de mistérios, tem um rádio antigo que funciona sem pilhas e sem energia, ele fala na voz de um […]

Publicado

em

De

José Renato Castro, mais conhecido como o Rosa da dupla Rosa e Rosinha, é o idealizador e responsável pelo projeto, que nasceu na pandemia no intuito de levar alegria para as pessoas, a Família Zoreia é um sitcom que traz o cotidiano de uma família do interior pra lá de atrapalhada, resgatando o humor tradicional com simplicidade e bom gosto; Trazendo de volta Mazzaropi em uma linguagem moderna e com uma pitada do Sítio do Pica-pau amarelo.

O sítio é cercado de mistérios, tem um rádio antigo que funciona sem pilhas e sem energia, ele fala na voz de um locutor e toca músicas sertanejas de muito tempo atrás que se personalizam nas pessoas que estão ouvindo o rádio na hora. Temos águas que curam, portal do tempo, lobisomem entre outros personagens do folclore brasileiro.

Família Zoreia - Crédito da Foto: Divulgação

Família Zoreia – Crédito da Foto: Divulgação

O set de gravação é no Paraná em São José dos Pinhais, em uma casa centenária produzida pela nossa arquiteta cenográfica Nonnie Fenianos.

A série tem uma pitada musical, pois o elenco principal canta com o Zé e sempre temos convidados famosos que cantam e atuam também.

A finalidade da obra é trazer além do entretenimento; humor, cultura, educação, sustentabilidade e principalmente o lado social e as preocupações que mundo moderno apresentam.

Onde a diversão é garantida e as risadas são contagiantes!
Domingo (BAND PARANÁ) 9h00
Terça e Quinta-feira. (Euro News) 21h00
Segunda Quarta 20h00 – Domingo (Central TV) 11h30

www.familiazoreia.com.br

Família Zoreia - Crédito da Foto: Divulgação

Família Zoreia – Crédito da Foto: Divulgação

Família Zoreia - Crédito da Foto: Divulgação

Família Zoreia – Crédito da Foto: Divulgação

Continue lendo

Noticias

Conheça Kamila Smaili – Publicitária, Apresentadora de TV, Influenciadora Digital e Modelo

Kamila Smaili é profissional da área publicitária, apresentadora de televisão e influenciadora digital, atua há mais de uma década no ramo da moda, desempenhando o papel de modelo para renomadas marcas tanto do Brasil quanto do exterior. Em 2006, iniciou sua carreira em programas interativos, transmitidos ao vivo na televisão do Brasil. Com a chegada das redes sociais Kamila Smaili migrou seu trabalho para internet conquistando seguidores leais nas plataformas digitais devido ao seu jeito descontraído de viver e a confiança que construiu ao apresentar programas na Band e Rede TV nos últimos tempos. Kamila compartilha com mais de 100 […]

Publicado

em

De

Kamila Smaili é profissional da área publicitária, apresentadora de televisão e influenciadora digital, atua há mais de uma década no ramo da moda, desempenhando o papel de modelo para renomadas marcas tanto do Brasil quanto do exterior.

Em 2006, iniciou sua carreira em programas interativos, transmitidos ao vivo na televisão do Brasil.

Com a chegada das redes sociais Kamila Smaili migrou seu trabalho para internet conquistando seguidores leais nas plataformas digitais devido ao seu jeito descontraído de viver e a confiança que construiu ao apresentar programas na Band e Rede TV nos últimos tempos.

Kamila Smaili - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Kamila Smaili – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Kamila compartilha com mais de 100 mil seguidores em suas redes sociais seu amor pelo estilo de vida saudável e beleza, trazendo também dicas de moda.

Recomenda itinerários de locais requintados e vive cercada de amigos.

Atualmente, Kamila representa grandes marcas nacionais e internacionais, desde de alimentos saudáveis até marcas de luxo no Instagram.

Seu público variado acompanha sua rotina de vida e de cuidados fielmente e por isso também ela lançou sua própria hashtag #DicasDaSmaili e assim compartilha com os seguidores sugestões de produtos e locais que ela consome, aprova e confia.

Confira mais através do Instagram @kamila_smaili

Kamila Smaili - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Kamila Smaili – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Continue lendo

Noticias

Imersão O Marca Pessoal Sentidos com Ari Brito

Conectando-se com a Natureza: benefícios de passar mais tempo ao ar livre Estudo mostra que duas horas por semana de contato com a natureza podem reduzir sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Problemas de saúde mental são uma realidade cada vez mais presente no mundo todo, incluindo no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é considerado o mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. A pandemia de covid-19 agravou ainda mais a situação. O relatório científico divulgado pela OMS indica que no primeiro ano da pandemia covid-19 a prevalência global de ansiedade e depressão […]

Publicado

em

De

Conectando-se com a Natureza: benefícios de passar mais tempo ao ar livre

Estudo mostra que duas horas por semana de contato com a natureza podem reduzir sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Problemas de saúde mental são uma realidade cada vez mais presente no mundo todo, incluindo no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é considerado o mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. A pandemia de covid-19 agravou ainda mais a situação.

O relatório científico divulgado pela OMS indica que no primeiro ano da pandemia covid-19 a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. O relatório também destaca quem foi mais afetado e resume o efeito da pandemia na disponibilidade de serviços de saúde mental e como isso mudou durante esse período.

Com o aumento da preocupação para encontrar soluções para essa área, novos estudos e terapias alternativas vêm surgindo. Um estudo publicado por pesquisadores da UnB comprovou que após caminhada de 30 minutos ao ar livre voluntários relataram melhora nas suas emoções e sensação de relaxamento.

Imersão Marca Pessoal - Crédito da Foto: Divulgação

Imersão Marca Pessoal – Crédito da Foto: Divulgação

Cada vez mais, há uma crescente procura por terapias complementares que buscam a imersão e interação com o meio ambiente. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde as terapias complementares também auxiliam na manutenção do bem-estar e da saúde mental. Em técnicas de relaxamento como yoga, meditação e respiração profunda, o corpo pode chegar a um estado de tranquilidade saudável “que é o oposto polar da resposta ao estresse”.

Conduzida por profissionais e estudiosos da área da terapia e desenvolvimento humano, o Marca Pessoal Os Sentidos vem atendendo essa crescente demanda e através da imersão realizada na natureza traz uma série de competências para beneficiar a autoestima e desenvoltura de quem participa. Um Final de Semana rico em autoconhecimento através do despertar dos Sentidos, integrando os elementos da Natureza em sua vida, trazendo a coragem de ser quem se é na sua essência para que cada pessoa vivencie a sua melhor versão com qualidade de vida.

Alimentação vegana - Crédito da Foto: Divulgação

Alimentação vegana – Crédito da Foto: Divulgação

A imersão Marca Pessoal Os Sentidos é um convite para despertar e se conectar com os elementos da natureza. Através de vivências e meditações específicas para cada um dos sete sentidos, onde os participantes vivenciam intensamente:

* Visão: Desenvolver uma nova perspectiva sobre si mesmo e o mundo ao seu redor.
* Audição: Aprimorar a escuta ativa e melhorar suas relações interpessoais.
* Paladar: Saborear uma alimentação vegana e orgânica, sentindo os benefícios no corpo, mente e espírito.
* Tato: Se permitir sentir além do físico, conectando-se com a própria essência.
* Olfato: Despertar a intuição e a premonição, através do aroma da natureza.

Conexão com os Elementos da Natureza: A imersão também proporciona uma conexão profunda com os cinco elementos da natureza:
Fogo: Acender a chama interior e colocar a energia do fogo nos sonhos e projetos.
* Água: Purificar e acalmar as emoções, permitindo-se sentir e chorar livremente.
Ar: Deixar ir o que pesa na caminhada, liberando-se de pensamentos negativos.
* Terra: Trazer para o material os maiores sonhos, florescendo e prosperando.
Éter: O nosso campo etéreo, conectando todos os elementos da Natureza com a nossa essência Local Único e Energia Singular.

A imersão Marca Pessoal Os Sentidos é realizada em um local único e exclusivo. Situada em São Sebastião, São Paulo, a Casa Bacarirá é reconhecida como um local de retiro para os indivíduos que desejam estabelecer uma conexão equilibrada com o meio ambiente. Com uma extensão de mais de vinte hectares de Mata Atlântica preservada, o espaço proporciona uma variedade de atividades voltadas ao turismo sustentável e ao bem-estar físico e mental.

Além disso, a Casa Bacarirá oferece experiências únicas, como banhos de floresta, argiloterapia, banhos de ervas, cerimônias de cacau e rodas de Tambores, com o propósito de promover a reconexão com a natureza.

A oferta de uma alimentação consciente, vegana e baseada em vegetais com inspiração na macrobiótica é uma das experiências mais aclamadas do local, conforme ressaltado por Sofia Widmer, anfitriã do sitio.

A Casa Bacarirá serve como um espaço acolhedor e de compartilhamento, onde os indivíduos podem encontrar paz, tranquilidade e bem-estar, permitindo a reconexão tanto com a natureza quanto com a essência de cada um.
O especialista em estratégia em branding e marketing pessoal Anderson Zanchin, além de frequentador assíduo da Casa Bacarirá, também passou pela imersão “O Marca Pessoal Sentidos”. “Vivenciar o Marca foi um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional. Foi a oportunidade perfeita para que eu pudesse parar para olhar o momento da minha vida, o caminho que gostaria de trilhar dali para a frente. Além de passar um fim de semana com Ari Brito, que é sumidade na neurociência, um exemplo e sem dúvida pra mim uma inspiração”. Declara Zanchin.

🌟 PERMITA-SE! Próxima Turma – 27 à 29 de setembro

https://www.minhamarcapessoal.com.br/

Ari Brito - Crédito da Foto: Divulgação

Ari Brito – Crédito da Foto: Divulgação

O Marca Pessoal Desenvolvimento Humano possui a Missão de ajudar pessoas no seu Desenvolvimento Pessoal em todas as áreas de sua vida, com a utilização da Neurociência, Programação Neolinguística e experiência de vida. Atuando com treinamentos e palestras para o Corporativo com o intuito de promover uma jornada de desenvolvimento dos colaboradores, trabalhar as competências da equipe, principalmente as “Soft Skills”, o comprometimento do profissional na busca de soluções para as mudanças de ambiente, atuando diretamente na busca de seus princípios e valores, através de vivências de Programação Neurolinguística.

Facilitador Prof Ari Brito: Professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação da UNISANTOS e da UNISANTA. Profissional de marketing há 30 anos. É facilitador de diversos treinamentos de atendimento, gerenciamento do tempo e marketing pessoal. Diretor Executivo e fundador do Marca Pessoal Treinamentos. Mestrado em Comunicação com Pós-graduação em Neuropsicologia e Psicologia Positiva entre outras. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Possui Leader Coach Internacional; Master Mind; PNL; Leader Training; Empretec e Qualidade Total do Sebrae. É Speaker TEDx internacional e membro do Grupo Palestras de Sucesso, a maior empresa de palestrantes do país.

Continue lendo

Destaque