Conecte-se Conosco

Entretenimento

Projeto Triskle inicia turnê do espetáculo “Transcendências” pelo estado de São Paulo neste sábado

Publicado

em

Em Botucatu e São Paulo ainda serão ministradas oficinas gratuitas onde serão abordadas questões de segurança que os integrantes do Projeto Triskle consideram essenciais, em seus mais de 15 anos de experiência com fogo

Trazendo a arte circense do fogo em diversas modalidades de malabarismo, corda bamba, bambolês e led, em números de solos, duetos e conjuntos, o Projeto Triskle apresenta o espetáculo circense Transcendências. Tendo o fogo como grande protagonista, a montagem foi criada inicialmente para o festival Festa del Fuoco, em Stromboli, Itália, e chega ao Estado de São Paulo nos meses de maio e junho, com datas em São José dos Campos, São Sebastião, Campinas, Botucatu, Santos, Ubatuba e São Paulo. Em Botucatu e São Paulo ainda serão ministradas oficinas gratuitas onde serão abordadas questões de segurança que os integrantes do Projeto Triskle consideram essenciais, em seus mais de 15 anos de experiência com fogo.

Para assistir a um teaser do espetáculo, clique aqui

instagram: https://www.instagram.com/projetotriskle/

site: www.projetotriskle.com

Concebido como um espetáculo para espaços abertos, parques ou praças, o trabalho pretende levar a arte circense do fogo para um público diverso: “Partimos da vontade de criar conexões entre bambolês e buugengs, entre didgeridoos e bambolês, entre a corda e o fogo, e ao mesmo tempo tínhamos o desejo de ir além dos nossos limites com a pirofagia, desbravando outros caminhos”, explica Barbara Francesquine, artista da trupe e diretora geral do espetáculo, que decidiu levar o projeto inicial para outro patamar.

Para tanto, o novo trabalho acabou ganhando a colaboração da dramaturga Anna Toledo na elaboração do roteiro, que, em colaboração com os artistas, propôs provocações cênicas para a construção do espetáculo. Os números circenses narram as jornadas de três forças: a Curiosidade, a Coragem e a Virtude (representadas pelos artistas Alexandre Salomão, Barbara Francesquine e Gustavo Olitta). Através de jogos e desafios, cada “força” vislumbra nas outras a complementaridade e encontra a possibilidade de transcendência. 

“O grande desafio foi elaborar a criação de forma que nós três conseguíssemos executar tudo sozinhos, inclusive a parte técnica, sem ajuda de técnicos de palco”, diz Barbara, ressaltando que esta autossuficiência é essencial para a vocação viajante e “de rua” do espetáculo. Entretanto, para a montagem que estreia no próximo dia 06, a trupe contará com uma equipe de colaboradores, que os auxiliará em toda a logística para levar “Transcendências” para as seis cidades em que o espetáculo será apresentado.

O resultado visual é mágico. Números circenses de alta voltagem poética e energética exploram os recursos e limites do elemento fogo, símbolo da transformação, da luz, dos grandes desafios e ritos, em exibições que reúnem mistério e virtuosismo. A trilha de Alexandre Salomão traz temas ancestrais dialogando com beats contemporâneos, propondo uma alquimia de elementos também através da música.

As oficinas que serão ministradas gratuitamente antes dos espetáculos nas cidades de Ubatuba e São Paulo terão duas horas de duração e irão abordar questões de segurança que os integrantes do Projeto Triskle consideram essenciais, em seus mais de 15 anos de experiência com fogo. Entre os tópicos abordados estão combustível, material para produção de equipamentos, fornecedores, material para figurino, questões de segurança em ensaios e apresentações – tudo voltado para segurança no trabalho do artista circense com fogo. 

O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Economia e Cultura Criativa, do ProAC Editais, da Dente de Leão Cultural e do Projeto Triskle.

Serviço:

ESPETÁCULO TRANSCENDÊNCIAS

 

06/05 (sábado)

São José dos Campos – SP

Fundação Cassiano Ricardo 

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Av. Lenin, 200 – Dom Pedro I

Horário: 20h

Entrada gratuita

 

07/05 (domingo)

São Sebastião – SP 

Espaço Cultural Circo Navegador 

Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

13/05 (sábado)

Campinas – SP

Nano Circo 

  1. Tácito Monteiro de Carvalho e Silva, 629 – Cidade Universitária

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

14/05 (domingo)

Botucatu – SP

Mirante das Artes

  1. Maj. Matheus, 249 – Vila dos Lavradore

Horário oficina: 15h

Horário espetáculo: 19h

 

27/05 (sábado)

Santos – SP 

Jardim Botânico de Santos

  1. João Fraccaroli, s/n – Bom Retiro

Horário: 17h

Entrada gratuita

 

28/05 (domingo)

Ubatuba – SP

Mais infos em breve

 

31/05 (quarta-feira)

São Paulo – SP

Praça Roosevelt

Praça Franklin Roosevelt, s/n – Bela Vista

Horário: 20h

 

01/06 (quinta-feira)

São Paulo – SP

Tendal da Lapa

  1. Guaicurus, 1100 – Água Branca

Horário oficina: 17h

Entrada gratuita

 

03/06 (sábado)

São Paulo – SP

Tendal da Lapa

  1. Guaicurus, 1100 – Água Branca

Horário espetáculo: 19h

Entrada gratuita

Sinopse: 

Transcendências é um espetáculo circense que narra as jornadas de três forças: a Curiosidade, a Coragem e a Virtude (representadas pelos artistas Alexandre Salomão, Barbara Francesquine e Gustavo Olitta). 

O elemento que rege o espetáculo é o fogo, símbolo da transformação, da luz, dos grandes desafios e ritos. Números circenses de alta voltagem poética e energética, executados com grande virtuosismo, exploram os recursos e limites deste elemento que fascina, cria, nutre e destrói.  Através de jogos e desafios, cada “força” vislumbra nas outras a complementaridade e encontra a possibilidade de transcendência.

O espetáculo apresenta diversas modalidades de malabarismo, corda bamba, bambolês de fogo e led, exibidos em números de solos, duetos e conjuntos. A trilha de Alexandre Salomão traz temas ancestrais dialogando com beats contemporâneos, propondo uma alquimia de elementos também através da música.

A mensagem final é clara: às vezes o resultado da soma é maior do que as partes. As diferenças nos fortalecem e engrandecem, quando sabemos reconhecê-las e nos apoiamos no melhor de cada um.

Ficha Técnica:

TRANSCENDÊNCIAS

Artistas-criadores: Barbara Francesquine, Gustavo Olitta e Alexandre Salomão.

Direção geral: Barbara Francesquine

Roteiro e Provocação Cênica: Anna Toledo

Trilha Sonora: Alexandre Salomão

Figurino: Juliana Nunes

Produção Executiva: Dente de Leão Cultural

Duração: 40 min.

Classificação indicativa: Livre.

CV PROJETO TRISKLE 

O Projeto Triskle foi fundado em 2014 e é uma co-parceria entre Bárbara Francesquine e Gustavo Ollitta. Vem sendo desenvolvido com intuito de explorar e expandir o vasto universo dos malabares de manipulação. A cia trabalha a partir da fusão de diferentes elementos como buugengs e bambolês, construindo uma atmosfera surreal e lúdica; enquanto brinca com ilusões de ótica e dança.

Cada espetáculo representa um jogo entre similaridades e diferenças dos artistas. Gustavo Ollitta com seus movimentos fluidos e suaves introduz ao público o mundo dos Buugengs e, por outro lado, Bárbara Francesquine recria possibilidades com bambolês, desconstruindo a referência comum que se tem deles. Juntos, combinam suas habilidades e caminham por outros equipamentos como Pois, Rollings, Aros e Corda Bamba, sempre propondo maneiras inusitadas de apresentar-los

O Projeto vem percorrendo festivais e eventos dentro e fora do Brasil, como Carnaval de Veneza (Itália), SoulVision Festival  (SP), Mundo de OZ (SP), Convenção Paulista de Malabares e Circo, entre outros. O Espetáculo Transcendências teve sua estréia em Setembro de 2016, no Festival del Fuoco (Itália). Em fevereiro de 2017 o Projeto Triskle apresentou trechos do espetáculo em parceria com o Grupo Poin, da Cia Cabelos de Maria, no Sesc Pompéia (São Paulo). Em 2021 o espetáculo foi remontado e aprimorado com apoio dos editais Proac 2020 e Funarte 2020.

MINI BIO BÁRBARA FRANCESQUINE (DIREÇÃO GERAL E INTÉRPRETE-CRIADOR)

Bárbara Francesquine é artista circense e dançarina, com especialidade em BAMBOLÊS, que viaja o mundo apresentando espetáculos, performances e ministrando workshops.

Seus números e espetáculos integram a programação dos mais diversos festivais e convenções de circo nacionais e internacionais, como Festival Internacional de Circo do Sesc, Festival Paulista de Circo, Circuito SESC de Artes, Boom Festival, FIC, Universo Paralello, FAM Festival, Palhaçaria Paulistana, etc.

É co-criadora do coletivo A Penca (com maria carolina oliveira e andrea barbour), e do Projeto Triskle (com Gustavo Ollitta), co-diretora e produtora do grupo Biolumini de pirofagia e circo e integra o coletivo Maya-Lila de Dança. Além disso, desenvolve seus projetos solo, como o espetáculo Meus Tons de Mulher (com bambolês de tinta), e uma série de números e performances com bambolês, rollings, buugengs e outros equipamentos. Foi intérprete-criadora dos espetáculos Nö (Núcleo Desastre, 2017-2018), Tour du Monde (Direção Monica Alla, 2017) e Cabaré Malabarístico (Los Circolos, 2015-2019)

Paralelamente, ministra e produz workshops de bambolês há mais de 10 anos, e também de vídeo-circo, juntamente com Alexandre Salomão. Foi produtora e realizadora do 3 encontro brasileiro de bambolês em 2015 e do 1 e 2 e 3 festival internacional e virtual de bambolês, durante a quarentena.

MINI BIO GUSTAVO OLLITTA (INTÉRPRETE-CRIADOR)

Gustavo Ollitta Começou suas pesquisas no mundo da manipulação e malabarismo no ano de 2007. Sendo autodidata, acabou criando o seu  manipulação com objetos particulares como o Buugeng, onde produziu vídeos de alcance nacional e internacional. Em 2011, o artista se juntou à Equipe Performática Biolumini. 

Em 2012, Gustavo foi convidado para se apresentar na Europa, no Boom Festival 2012, Portugal e começar sua graduação circense de 3 anos no curso de formação de circo na Scuola Di Cirko Vertigo. 

Durante os últimos anos Gustavo foi contemplado com muitas participações em Programas Televisivos como Italia’s Got Talent,Encontro com Fátima Bernardes, conferências internacionais como Global TED Talks, TEDx Cannes, TEDx Milan e espetáculos solo e de grupo em mais de 20 países ao longo da Europa, Ásia , América do Norte, Oriente Médio e Emirados Árabes.

Em 2016 Gustavo formou com a artista Bárbara Francesquine e Alexandre Salomão a companhia Triskle Project e em 2018 a companhia Equilibra com a artista Lucero Ponce, criando diferentes pesquisas de manipulação e movimento em grupos.

MINI BIO ALEXANDRE SALOMÃO (INTÉRPRETE-CRIADOR E MÚSICO)

Alexandre Salomão AKA SXLOMAO é multi-artista atuante no audiovisual e na música, é responsável por criar narrativas sonoras para filmes e espetáculos. Em 2014, apresentou-se em alguns festivais como Rec-Beat, Festival de Inverno de Garanhuns com o grupo Embuás tocando didgeridoo. Em 2015-16, participou da turnê Europa com Bárbara Francesquine no espetáculo de rua Bálê com didgeridoo e bambolê de fogo nas cidades de Madrid, Berlim, Zurique, Torino, Pula e Santa Tereza (Sardenha), Atenas. Em 2017, apresentou seu trabalho Kryptokritik no Universo Paralello com mapping e programação sonora. Em 2018, ganhou melhor trilha sonora com o filme Geopoesis no FestCine de Recife. Em 2019, produziu a trilha sonora para o espetáculo “Cartas”, de Luiz Manuel. Em 2020, produziu a trilha sonora do filme Corpo Monumento e do espetáculo Meus Tons de Mulher de Bárbara Francesquine. Em 2021, produziu a trilha sonora do vídeo dança Plantando o Voo de Elis Costa. Nesse mesmo ano, fez sua live streaming COMO LIVE com conceitos de Live Cinema e trilha sonora imersiva e também produziu a trilha sonora do espetáculo Transcendências do Projeto Triskle, inicialmente criada na Festa Del Fuoco em Stromboli, Itália.

Paralelamente, SXLOMAO também toca em festas, é parceiro de set do selo alemão Kabelkiste Kabelkasts, mantém a pesquisa dos processos de cura através das frequências sonoras nos chakras do corpo e desenvolve aplicações de banho sonoro para práticas meditativas e curativas com instrumentos de diversas regiões do mundo para todas as pessoas.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Andressa Devillo estreia como repórter no Agito na TV na festa do ator Simone Susinna

Publicado

em

De

Andressa Devillo entrevistando o ator Simone Susinna - Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda - Divulgação

Andressa Devillo em sua primeira matéria pelo Agito na TV, cobrindo o aniversário do ator Simone Susinna. o ator escolheu o Brasil pra comemorar seus 30 anos em grande estilo na casa Sphera Lounge, localizado no Jardins.

A festa contou com várias celebridades, e entre os convidados, Andressa pode entrevistar a ex-BBB Key Alves, Amanda Souza e Verônica Brito do Casamento às Cegas 2, as cantoras Ingrid e Erica Mantovani, Michelle Heiden – Miss Brasil, Carolina Montemor – Streamer, Isabela Crociolli – Lifestyle, entre outros.

Na ocasião o ator Simone Susinna chegou de Ferrari acompanhado do seu irmão Danilo Susinna, além da companhia do amigo Dr. Viotto, responsável pelas lentes e harmonização facial de vários artistas famosos, inclusive do próprio Simone Susinna.

Andressa Devillo e a Ex-BBB Key Alves - Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda - Divulgação

Andressa Devillo e a Ex-BBB Key Alves – Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda – Divulgação

“Quando esse homem chegou, confesso que fiquei super nervosa (risos). Ele é mais gato ainda pessoalmente, e eu adoro homem perfumado, com aquele olhar matador, Bah Tchê, só por Deus”, contou Andressa.

Na entrevista com Simone, Andressa perguntou o por que ele escolheu o Brasil para esse momento tão especial do “trintou” e Simone respondeu:

“Desde criança eu tenho uma conexão muito forte com o Brasil. Sinto uma energia peculiar por esse País. Eu amo o jeito como os brasileiros me tratam, e aqui eu me sinto em casa”, relatou o ator.

A entrevista já pode ser conferida no YouTube no canal do Agito na TV, ou basta clicar abaixo:

Aproveitem pra seguir o perfil do Programa Agito e também da repórter no Instagram: @andressadevillo @agitonatv.

Andressa Devillo e Carolina Montemor - Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda - Divulgação

Andressa Devillo e Carolina Montemor – Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda – Divulgação

Andressa Devillo e Isabela Crociolli - Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda - Divulgação

Andressa Devillo e Isabela Crociolli – Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda – Divulgação

Amanda Souza, Andressa Devillo e Verônica Brito - Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda - Divulgação

Amanda Souza, Andressa Devillo e Verônica Brito – Crédito da Foto Fotos Nelson Miranda – Divulgação

Continue lendo

Entretenimento

Revelado por projeto da CausArt, MC JL grava cenas do seu primeiro filme no Cinema

Publicado

em

De

Jovem foi o vencedor do festival de música Causando Arte,realizado em 2022 dentro do Projeto Escola Aberta em Senador Canedo

O prodígio MC JL deu outro passo importante na sua carreira artística nas últimas semanas ao gravar sua primeira participação como ator no filme “Inevitável”, média metragem dirigido por Jonathas Veloso e com produção de Eduardo Rosário. O pequeno rapper é um talento revelado pela CausArt, Organização Não Governamental dirigida pelo cantor, ator e produtor cultural Donato no Relato, que em 2022, vencedor do festival de música Causando Arte, que foi realizado em 2022 dentro do Projeto Escola Aberta em Senador Canedo.

Entre os prêmios conquistados por MC JL, estava a gravação de um clipe com MC Danielzin, concretizado na canção “Tem que Estudar”. Agora, os dois novamente contracenam juntos na produção cinematográfica. Donato fala com orgulho da trajetória de JL, o primeiro perseverante da CausArt, que tem como propósito mostrar às crianças da periferia, que sonhos são possíveis.

A iniciativa inédita em Senador Canedo foi a primeira da instituição CausArt, com o objetivo de despertar entre as crianças e adolescentes a importância da arte na construção do caráter de cada uma delas. “Ver o brilho nos olhos deles é o que motiva esse trabalho social, que só está começando”, declara Donato, ao lembrar que o jovem já ganhou seu primeiro cachê trabalhando como artista.

MC JL já tem clipe gravado da música “Tem que Estudar” , escrita por Donato em parceria com o músico Dayran. A história reflete sobre a importância da escola na vida das crianças e foi gravada com MC Danielzin, filho do rapper. O clipe teve também a contribuição dos alunos da Escola Municipal Abdon Ferreira de Carvalho, em Senador Canedo, que serviu de cenário.

Continue lendo

Entretenimento

Davy Klaus: O artista que moldou sua trajetória musical através da conexão com a alma e o amor pela música

Publicado

em

De

Por Isabela Oliveira, Jornalista

Davy Klaus, uma figura marcante no cenário musical brasileiro, tem sua trajetória moldada desde o início em um lar cristão, onde a música sempre foi mais do que uma expressão artística, era uma extensão da alma. Com uma voz que encanta e uma carreira que transcende fronteiras, Davy compartilha suas experiências e sua paixão pela música.

O início de sua jornada musical remonta à juventude, quando aos 13 anos de idade, Davy começou a cantar profissionalmente, inspirado pelo apoio caloroso de sua saudosa avó e seus pais. Desde então, sua agenda nunca deixou de estar movimentada, marcando presença nos grandiosos congressos das assembleias de Deus no estado do Rio de Janeiro, além de performances emocionantes em casamentos e formaturas.

Davy Klaus não é apenas um cantor, é um artista que busca aperfeiçoamento constante. Durante um período, dedicou-se a aulas de técnica vocal com a renomada cantora Raquel Mello, e encontrou inspiração em ícones musicais como Whitney Houston, Mariah Carey, Jennifer Hudson e David Phelps.

Ao ser questionado sobre seu estilo musical, Davy se autodefine como eclético. Sua escolha de músicas reflete não apenas um gosto pessoal, mas uma conexão emocional profunda. Nos seus álbuns, ele gravou canções que o impactaram, garantindo que cada nota transmita autenticidade. Em seus vídeos cover, seja em igrejas ou eventos, Davy imprime sua interpretação única, recusando-se a imitar outros artistas. Decorando as letras, ele as interpreta à sua maneira, destacando sua verdade artística.

Aos 20 anos, Davy Klaus lançou seu primeiro CD solo, uma obra que o levou a viajar pelo Brasil e pelo exterior, divulgando sua música. Em 2008, realizou sua primeira turnê na Europa, apresentando-se em locais como Barcelona, Bélgica, Suíça e Portugal.

Oito anos depois, em 2010, Davy surpreendeu seu público com o lançamento de “Somente Um”, um CD eclético e oposto ao seu trabalho anterior. Com regravações significativas, como ‘Adoração’ de Gastão Martins e o clássico ‘Tu és Fiel’, o álbum contou com participações especiais das talentosas Kelly Blima e Beatriz na emocionante música ‘Amigo Certo’.

Além de sua carreira solo, Davy Klaus desempenhou papéis importantes nos bastidores da música gospel. Como assessor artístico de Beatriz e da renomada cantora Shirley Carvalhaes, ele mergulhou nos desafios de organizar agendas e participar de turnês por todo o Brasil.

Hoje, as melodias de Davy estão disponíveis no YouTube e em diversas plataformas digitais, tornando-se acessíveis a um público cada vez mais amplo. Embora não tenha planos imediatos de lançar conteúdo autoral, Davy Klaus já antecipa sua próxima empreitada: uma série de vídeos covers programados para 2024, prometendo continuar emocionando seus fãs com sua voz autêntica e seu talento inigualável. Davy Klaus, uma voz que não apenas canta, mas ressoa nos corações daqueles que têm o privilégio de ouvi-lo.

Continue lendo

Destaque