Conecte-se Conosco

Saúde

Sintomas da menopausa: especialista da Mayo Clinic fala sobre terapias hormonais e não hormonais

Publicado

em

A menopausa pode produzir sintomas como ondas de calor, transpiração noturna, insônia e mudanças de humor.

A menopausa (o fim dos ciclos menstruais) pode produzir sintomas como ondas de calor, transpiração noturna, insônia e mudanças de humor. As mulheres não precisam sofrer em silêncio. Muitas opções de tratamento estão disponíveis. A Dra. Jewel Kling, diretora da divisão de Saúde da Mulher na Mayo Clinic em Scottsdale, Arizona, fala sobre terapias hormonais e não hormonais.

“Às vezes, ouvimos a pergunta: ‘Preciso tratar as ondas de calor ou a transpiração noturna?’ e a resposta para muitas mulheres pode ser: ‘Sim’”, afirma a Dra. Kling. “As ondas de calor e a transpiração noturna afetam a qualidade de vida e a produtividade das mulheres no trabalho e em casa.”

A terapia de reposição hormonal é um medicamento com estrogênio. Para as mulheres com útero, a terapia hormonal tipicamente inclui o estrogênio mais um medicamento com progesterona para evitar o câncer de endométrio. Para mulheres com menos de 60 anos ou no período de 10 anos após a última menstruação, o benefício da terapia hormonal supera o risco em mulheres saudáveis com sintomas pós-menopausa, de acordo com as diretrizes recentes da North American Menopause Society.

“Muitos fatores afetam a decisão de uma mulher de usar hormônios e, se ela os usa, qual regime específico é melhor para aliviar seus sintomas” afirma a Dra. Kling. “Os fatores comuns a serem considerados incluem idade, saúde subjacente, gravidade dos sintomas, preferências, opções disponíveis para tratamento e, é claro, os custos envolvidos. Uma consideração importante é se os benefícios potenciais superam os riscos potenciais.”

Entre os benefícios:

Muitos estudos demonstram que a terapia hormonal sistêmica (como pílula, adesivo, gel ou spray) ajuda com as ondas de calor, transpiração noturna e sintomas na vulva vaginal, afirma a Dra. Kling.
Também há uma forte evidência de que o tratamento a longo prazo com a terapia estrogênica ou terapia estrogênica mais progesterona reduz o risco de fraturas depois da menopausa.

“Juntamente com esses benefícios, ocorre, com frequência, a melhora dos sintomas relacionados à menopausa, inclusive os sintomas mais incômodos, como os distúrbios do sono, problemas de humor e diminuição da satisfação sexual,” afirma a Dra. Kling. “Tratar esses sintomas pode levar a uma melhor qualidade de vida.”

Entre os riscos:

Com a terapia estrogênica sistêmica oral ou com a terapia estrogênica mais progesterona, os riscos incluem a formação de coágulos sanguíneos nas pernas e pulmões e AVC.
“O AVC depende da idade na qual a mulher começa a terapia hormonal. Especificamente, os riscos são baixos para mulheres com menos de 60 anos ou no período de 10 anos após a última menstruação,” afirma a Dra. Kling. “Não parece haver os mesmos riscos associados com os produtos transdérmicos estrogênicos, como adesivos, particularmente quando usamos dosagens mais baixas.”

O uso somente de estrogênio por mulheres que têm útero representa um risco de desenvolvimento de câncer uterino. Esse risco pode ser atenuado com a inclusão de progesterona ou um modulador seletivo do receptor de estrogênio, também conhecido como combinação SERM (modulador seletivo de receptor de estrogênio).
Os riscos de câncer de mama também devem ser considerados e aparentam ser ligeiramente superiores, particularmente em mulheres com útero que usam estrogênio mais progesterona.
“Entretanto, de um modo geral, os riscos de eventos sérios com a terapia hormonal são raros,” afirma a Dra. Kling. “Para as mulheres apenas com sintomas vaginais, uma dosagem baixa de estrogênio pode ser usada. Uma baixa dosagem de estrogênio vaginal não apresenta os mesmos riscos que a terapia sistêmica porque o corpo absorve muito pouco.”

A terapia hormonal geralmente não é uma opção para as mulheres com câncer de mama, outros cânceres mediados por hormônios ou problemas de coágulo sanguíneo, e outras mulheres podem simplesmente desejar evitar a terapia hormonal, afirma a Dra. Kling. Há muitas terapias não hormonais, variando desde técnicas para a mente e o corpo até medicação que pode trazer alívio com pouco ou nenhum efeito colateral:

Há algumas evidências que indicam que a perda de peso pode reduzir as ondas de calor e a transpiração noturna.
Entre as medicações, a paroxetina em baixa dosagem vem demonstrando ser útil para algumas mulheres com os sintomas de ondas de calor. Em baixas dosagens, ela não aparenta causar ganho de peso ou ter efeitos sexuais adversos.
Em alguns casos, antidepressivos podem ser adequados, e o profissional da saúde juntamente com a paciente analisarão os benefícios e riscos, afirma a Dra. Kling.
A técnicas para a mente e o corpo incluem terapia comportamental cognitiva e hipnose clínica, sendo que ambas as técnicas dependem da orientação de um especialista para que sejam bem-sucedidas, afirma a Dra. Kling. Algumas pacientes encontraram alívio na acupuntura, ioga e meditação.
“Há muitas maneiras de ajudar as mulheres a lidar com o desconforto e a perda da qualidade de vida associados com a menopausa,” afirma a Dra. Kling. “As mulheres não precisam passar por tudo isso e ter a sensação de que é o fim do mundo. Elas podem receber ajuda.”

Sobre a Mayo Clinic
A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Acesse a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter outras notícias da Mayo Clinic.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Equilíbrio Natural: Cuidados Integrativos para Aliviar os Fogachos na Menopausa – Nice Carvalho

Publicado

em

De

A menopausa é um estágio natural na vida da mulher, marcado pelo fim da menstruação e da capacidade reprodutiva. Geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode variar de mulher para mulher. Durante esse período, ocorrem mudanças significativas nos níveis hormonais, especialmente a diminuição dos níveis de estrogênio. Isso pode resultar em uma variedade de sintomas, como fogachos, suores noturnos, alterações de humor, ressecamento vaginal e dificuldades para dormir. Embora a menopausa seja uma fase natural da vida, pode trazer desafios físicos e emocionais para algumas mulheres, requerendo apoio e cuidados adequados para atravessar essa transição com conforto e qualidade de vida.  

Como aliviar Fogachos? 

A ingestão adequada de líquidos, especialmente água, é fundamental para manter a hidratação e regular a temperatura corporal. Incentivo as mulheres a beberem água regularmente ao longo do dia para ajudar a minimizar os calores e outros desconfortos causados pelos fogachos. 

De acordo com a enfermeira Nice carvalho: “Como enfermeira integrativa, além de desenvolver blends específicos para os calores da menopausa e utilizar a tintura de amora para auxiliar no alívio dos fogachos, também enfatizo a importância de uma abordagem holística para o bem-estar das mulheres que enfrentam esses sintomas. Recomendo a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, rica em alimentos nutritivos como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Uma dieta balanceada pode contribuir para o controle dos sintomas e promover o bem-estar geral do corpo.” 

Exercício físico:

Além disso, a prática regular de exercícios físicos pode ser benéfica para aliviar os sintomas da menopausa, incluindo os fogachos. A atividade física ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduzir o estresse e promover o equilíbrio hormonal. Recomendo atividades como caminhadas, yoga, natação ou qualquer outra forma de exercício que seja do agrado da mulher. 

Nice traz a receita perfeita para essa mais uma fase importante da vida da mulher: “Ao combinar essas recomendações com os tratamentos naturais e personalizados que ofereço, busco proporcionar um cuidado abrangente e integrativo para as mulheres que enfrentam os fogachos. Meu objetivo é ajudá-las a atravessar essa fase com mais conforto, equilíbrio e qualidade de vida.” 

Os blend são personalizados e vendidos sob encomenda, peça já o seu aqui 

Mais Informações 

Enfermeira Nice Carvalho

Endereço Grajaú – Av Engenheiro Richard, 137- sala 101

Endereço Tijuca – Desembargador Isidro número 18 – sala 310 

Telefone: (21) 97912-0910 

Instagram: https://www.instagram.com/nicecarvalhoterapeutaholistica/

Está precisando de uma agência de Marketing? Conheça a WeMKT360

A agência WeMKT360 possui expertise nas áreas de marketing, criação de estratégias e ações com influenciadores digitais. Seu core business propõe ser mais que uma agência tradicional e sim um braço estratégico das organizações que atende, tendo dois grandes produtos em sua cartela: o marketing de influência para organizações de qualquer porte, e o marketing digital em formato 360º para pequenos e médios empreendedores. 

Continue lendo

Saúde

Lipo de papada e platismoplastia renovam aparência e elevam e a autoestima

Publicado

em

De

De acordo com o Dr. Leandro Flecha, especialista em cirurgias estéticas e bucomaxilofaciais, esses procedimentos destacam a importância da abordagem integrada entre beleza e bem-estar

A busca pela autoestima e bem-estar ganha cada vez mais destaque, fazendo com que procedimentos estéticos como a lipo de papada e platismoplastia surjam como aliados na jornada para reencontrar a confiança em si mesmo. Estes tratamentos não apenas moldam o contorno facial, mas também têm o poder de transformar a forma como os pacientes se veem, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida.

De acordo com o Dr. Leandro Flecha, cirurgião dentista que atua há mais de 15 anos em reabilitações orais, implantes, cirurgias bucomaxilofaciais e cirurgias estéticas nos estados de Minas Gerais e São Paulo, a lipo de papada se destaca como uma solução eficaz para eliminar o excesso de gordura na região do pescoço e queixo. “Além dos benefícios estéticos, a remoção da gordura indesejada na papada pode resultar em um contorno facial mais jovial e harmônico”, revela.

A platismoplastia, por sua vez, concentra-se na correção do músculo platisma, responsável pela formação das bandas verticais no pescoço. Este procedimento visa não apenas aprimorar a estética, mas também restaurar a firmeza e a suavidade da pele nessa região. “O procedimento contribui significativamente para a melhoria da autoestima do paciente, promovendo uma sensação de vitalidade e juventude”, pontua.

Bem-estar além da estética

Ambos os procedimentos não se limitam apenas à busca pela estética perfeita, impactando diretamente o bem-estar psicológico dos pacientes. “A confiança renovada ao se olhar no espelho e a satisfação com a própria imagem são elementos cruciais para o equilíbrio mental e emocional. Muitos relatam uma melhoria notável na autoestima e na qualidade de vida após essas intervenções, o que destaca a importância da abordagem integrada entre beleza e bem-estar”, relata.

Para Flecha, é fundamental ressaltar que a realização desses procedimentos requer a expertise de profissionais qualificados e experientes. Afinal, consultas detalhadas com cirurgiões especializados são essenciais para que as expectativas dos pacientes possam ser compreendidas, além de garantir que o procedimento seja realizado de maneira segura e eficaz. “A escolha de um profissional capacitado é o primeiro passo para alcançar resultados satisfatórios e preservar a saúde do paciente”, alerta.

O especialista acredita que a lipo de papada e a platismoplastia são procedimentos capazes de elevar o bem-estar e a autoestima. “Ao oferecer soluções eficazes para as preocupações relacionadas à região do pescoço e queixo, essas intervenções não apenas transformam a aparência física, mas também desencadeiam uma revolução positiva na percepção que os indivíduos têm de si mesmos. No caminho para a autoconfiança, esses procedimentos são aliados valiosos para aqueles que buscam equilíbrio entre saúde mental e estética renovada”, finaliza.

Sobre o Dr. Leandro Flecha

Dr. Leandro Flecha (CROMG 38394) é cirurgião dentista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2009. O profissional atua há mais de 15 anos em reabilitações orais, implantes, cirurgias bucomaxilofaciais e cirurgias estéticas nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Para mais informações, acesse @dr.leandroflecha.

Continue lendo

Beleza

“Espero alcançar os corações fragilizados”, diz Roberto Dom sobre o single “Acalma o Mar”

Publicado

em

De

O cantor Roberto Dom está prestes a lançar seu mais recente single, intitulado “Acalma o Mar”. Marcado para o dia 19 de março, o lançamento chega para inspirar os ouvintes com uma forte mensagem de esperança e confiança em Deus. A música já está disponível para pre-save por meio do link a seguir: https://onerpm.link/acalmaomar

Composta por Thiago Augustho, a canção é uma poderosa mensagem de encorajamento. Nesta canção, Roberto Dom convida todos a confiarem no tempo de Deus para alcançarem seus milagres. Ele ainda compartilhou sobre sua relação pessoal com a música. “Faz eu entender que Deus tem sempre o melhor pra mim, e me ensina a buscar nEle o meu milagre”, coloca.

Impactando vidas fragilizadas

“Acalma o Mar” é uma daquelas canções que invadem os corações fragilizados pelas tempestades da vida. Segundo o cantor, ele tem orado para que o single possa proporcionar esperança e respostas para as dúvidas mais profundas. Ele também expressa suas expectativas: “Espero que possa atingir corações fragilizados com as intempéries da vida, trazendo esperança e resposta para os seus questionamentos”, diz.

Pop para alcançar todas as almas

Com uma sonoridade envolvente, o single adota o estilo musical pop, escolhido por Roberto Dom por ser um gênero que atrai todas as camadas da sociedade. Em suas próprias palavras: “O pop é um gênero que consegue alcançar diversas pessoas, e eu quero que essa mensagem chegue ao maior número possível de corações”, complementa sobre a canção que conta com suporte de marketing da Agência 2RA.

Videoclipe gravado na praia

Com estreia programada para o dia 19 de março, o videoclipe do single “Acalma o Mar” conta com direção de vídeo assinada por Nalto Crócamo. O local escolhido para a gravação foi o Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que as concepções de cenas também foram desenvolvidas criativamente por Nalto Crócamo.

Conheça o cantor Roberto Dom

A história musical de Roberto Dom inicia na sua infância, quando aos nove anos, aprendeu os primeiros acordes de violão. Nas décadas de 80 e 90, participou de bandas e se apresentou em bares e teatros no Rio de Janeiro. Contudo, sua vida deu uma guinada significativa em 1999, quando se converteu ao Evangelho.

“Comecei a fazer um trabalho autoral dentro da música gospel. Em 2021, lancei o EP ‘Em Comunhão’, e em 2023, os singles ‘Meus Sonhos São Teus’ e ‘Mesmo sem Merecer’. Agora estou divulgando o single ‘Acalma o Mar’, com a composição de Thiago Augustho e produção musical de Cláudio Teixeira”, compartilhou o artista.

Ouça o single “Acalma o Mar”, do cantor Roberto Dom:

https://onerpm.link/acalmaomar

Inscreva-se para a pré-estreia do clipe “Acalma o Mar”:

Acompanhe o ministério do cantor Roberto Dom:

Site Oficial: https://robertodomoficial.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/robertodomoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/robertodom.779205

Continue lendo

Destaque