Conecte-se Conosco

Negócios

Tropa de Choque invade mercado financeiro

Publicado

em

Policial militar aprende a fazer day trade dentro do próprio batalhão onde trabalha e há cinco meses opera por meio de uma mesa proprietária

O que tem a ver o trabalho de um policial militar com o mercado financeiro? Ainda mais se esse policial pertencer à tropa de choque, unidade especializada no controle de multidões. Por incrível que pareça, tem tudo a ver. Tanto que existem grupos dentro da corporação que aproveitam as horas vagas para estudar sobre day trade, treinar e até mesmo operar já com o intuito de fazer lucro. Este é o caso de José Jomarilo, paraibano que vive em São Paulo e está na Polícia Militar do Estado há 12 anos, sendo cinco na Tropa de Choque.

Seu primeiro contato com o mercado financeiro foi dentro da própria corporação. Em um horário de folga ele viu companheiros de equipe operando em celulares e desktops e ficou curioso. Questionou sobre o que eram aqueles gráficos e números que apareciam nas telas e descobriu que muitos policiais como ele faziam day trade.

Jomarilo ficou interessado em aprender e recebeu o incentivo dos colegas. “Há grupos dentro da corporação que se reúnem para falar do mercado financeiro, inclusive pessoas com experiência para fazer mentorias. Assim que perguntei a respeito meus amigos me mostraram quais cursos eu deveria fazer e os simuladores que eu podia acessar para treinar”, conta.

Com as referências que recebeu, estudou por algum tempo, abriu conta em uma corretora e resolveu arriscar, mesmo sem nunca ter pelo menos treinado em simuladores. O objetivo, como o de qualquer outro trader era ganhar dinheiro. Mas com pouco tempo de estudo, ansioso e sem a disciplina necessária, sua estreia foi desastrosa. Mas a experiência dolorosa lhe fez acordar para a realidade.

“Comecei tudo errado. Abri minha conta e achei que sabia operar. Tive prejuízo. Depois de seis meses tomando paulada eu conheci o capitão Peres, que dá curso também. Fiz o curso dele que é análise gráfica e comecei a engatilhar, mas no final ainda ficava no zero a zero”.

Uma qualidade importante para o mercado financeiro Jomarilo tem, a persistência. Talvez adquirida na própria atividade policial. Assim, o policial não desistiu, acreditou que poderia ganhar dinheiro como os demais colegas e complementar a renda. Por esta razão, em 2022, ele pediu ajuda a outro policial, Alex, que trabalha como bombeiro militar e tem bastante experiência como trader.

O amigo, então, o ajudou. Ensinou-o durante uns seis meses e só o liberou para operação quando achou que Jomarilo estava pronto. “Foi nesse meio tempo que conheci a Axia Investing. Outro companheiro meu, Elias, que já atua na mesa proprietária me explicou como funciona e eu resolvi participar do teste”, comentou, lembrando que no começo desconfiou um pouco da proposta, pois lhe parecia estranho a mesa proprietária arcar com possíveis prejuízos.

Mesmo assim, fez o teste na Axia em dezembro do ano passado e conseguiu ser aprovado logo na primeira tentativa. Está há cinco meses atuando como trader. Opera nas horas vagas, já que seu trabalho principal continua a ser na polícia. Sua meta inicial é usar o day trade para complementar a renda. Casado, pai de um filho e com o segundo prestes a nascer, o policial prefere ser cauteloso, juntar recursos primeiro para só então decidir se transforma o day trade em sua principal e única fonte de renda.

O CEO da Axia Investing, Antonio Marcos Samad Júnior, acha a história do militar um tanto engraçada porque ela é mais uma demonstração do afobamento de milhares de traders que ingressaram no mercado antes do policial. “Dinheiro fácil não existe. O day trade pode sim ser lucrativo, mas exige tempo para que a pessoa adquira experiência e ganhe consistência. É assim em qualquer profissão”, afirma.

Arriscar sem perder

Além de aconselhar os interessados no mercado financeiro a estudarem bastante e usarem simuladores para treinar sem risco de perda, Samad também lembra que não faz sentido atualmente arriscar o próprio dinheiro para fazer day trade. “Mesas proprietárias como a Axia estão aí para que as pessoas iniciem no mercado sem risco de perderem dinheiro. Se não der certo, na pior das hipóteses ele será desligado da mesa e aconselhado a aprender um pouco mais antes de fazer outro teste para retornar”.

Ensinamento este que Jomarilo compartilha com aqueles que querem entrar no mercado financeiro. Mas ele vai um pouco além e diz que uma boa estratégia, não só durante os testes para ingressar na equipe, mas para o dia a dia de trabalho, é não queimar todos os minicontratos de uma só vez. “Comecei com o direito de operar até 50 minicontratos, mas uso apenas cinco ou seis. E tenho me dado bem. Faço isso justamente para não perder o controle”, ensina.

Samad concorda. “Quando você coloca em jogo todos os contratos é porque já perdeu o controle da situação. É necessário ter calma, pois se der errado você tem uma boa reserva para tentar reverter a situação”, conclui.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negócios

Coluna Giro Tech: confira as principais notícias do mercado de startups nos últimos dias

Publicado

em

De

*por Giro Tech

Adesão de consórcio de imóveis aumenta entre os jovens e impulsiona as vendas de fintech em 36%*

Um levantamento feito na base nacional de clientes do Mycon, primeira fintech de consórcios do Brasil, mostrou que o uso de tecnologia tem impulsionado a compra de consórcios entre os jovens.

Os dados mostram que 41% dos cadastrados na plataforma com até 34 anos compraram um consórcio de imóvel no Brasil em 2023, e o número sobe para 50% quando analisamos os clientes da fintech que têm entre 25 e 55 anos. A empresa registrou aumento de 36% no volume de vendas dos consórcios de imóveis no ano passado e o serviço, que é focado no planejamento financeiro de médio e longo prazo, representa 70% do faturamento do Mycon.

O levantamento mostrou também que:

  • 64% dos participantes se declararam homens e 19% mulheres;
  • Entre os produtos mais buscados pelos jovens estão: imóveis (65%), automóveis (33%) e os consórcios de serviços como festas, casamentos ou cirurgias plásticas (2%).

Hub de milhões

R$ 30 milhões é o valor que a Curta, hub de negócios focado em consultoria de carreira para criadores de conteúdo, pretende faturar até o final de 2024. A previsão vai ao encontro das projeções para o mercado de Economia Criativa, que de acordo com pesquisa da plataforma Influency.me tem hoje mais de 500 mil influenciadores no Brasil.  Só no ano anterior, a Curta chegou a R$ 18 milhões de faturamento. A startup hoje gerencia carreiras de 52 influenciadores conhecidos no mercado, somando 4 bilhões de visualizações mensais e 300 milhões de seguidores.

Captação de recursos e desenvolvimento

A startup brasileira BeConfident, uma startup brasileira que está revolucionando a forma como estudantes aprendem inglês através de uma inteligência artificial (IA) integrada ao WhatsApp, anuncia captação de R$ 2,5 milhões em rodada Seed que conta com a participação de 20 investidores-anjo. O aporte aconteceu logo após a startup ganhar a sétima edição da “HackBrazil”, uma competição que integra oevento “Brazil Conference”, promovido pela Harvard e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que aconteceu em Boston em abril. Com o valor captado, a BeConfident pretende expandir seu time técnico e investir ainda mais na experiência do usuário, oferecendo em multiplataformas a possibilidade de manter seus usuários praticando inglês em vários momentos do dia, utilizando, por exemplo, o smartwatch ou o WhatsApp.

Hub de tecnologia para o mercado financeiro aumenta em 100% número de clientes

A Corlabs, um hub de tecnologia com foco no mercado financeiro, que oferece soluções tecnológicas para que correspondentes bancários (corbans) e fintechs operem em alto patamar de excelência, desde a prospecção até a gestão do negócio, registrou um aumento de 30% no número de clientes atendidos dentro de seu ecossistema no primeiro trimestre de 2024. Juntas, as empresas que integram o grupo (Corbee, Bankerize, Phonechecker, Trustic, Codero e Demandei) registraram aumento de 250% no faturamento do hub em comparação com o mesmo período do ano passado, e a expectativa é potencializar esses números em pelo menos 200% nos próximos dois anos.

Com novo patrocinador, Fábrica de Graffiti transforma muro de 1.700 m² em obra de arte em Guarulhos

Arte urbana A Açotubo, empresa do segmento siderúrgico, é uma das novas patrocinadoras da Fábrica de Graffiti, projeto que leva arte urbana e humaniza distritos industriais em todo o Brasil.

Na 15ª edição do projeto, a Fábrica de Graffiti vai colorir com arte de rua um muro de quase 1.700 m² na Cidade Industrial Satélite, no bairro Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Entre os dias15 a 29 de maio, 18 artistas visuais de Guarulhos e região levarão cores e vida ao muro cinza da cidade. Além disso, alunos de uma escola pública local também participarão de uma série de imersões artísticas ao longo do projeto.

Combate às Fake News

A Redes Cordiais, ONG que tem como missão fomentar espaços digitais saudáveis, lança em parceria com o YouTube, o “Guia Responsável em Emergências – Chuvas no Rio Grande do Sul”, um manual para ajudar produtores de conteúdo a difundir informações confiáveis sobre o que de fato está acontecendo no Sul do país. O Brasil possui mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores, de acordo com dados de 2022 da Nielsen, e é o segundo país com mais seguidores, atrás apenas das Filipinas, segundo as agências de marketing digital Hootsuite e We Are Social. O intuito é que o guia seja utilizado como uma plataforma de combate às fake News, que vêm se espalhando nas redes sociais e prejudicando os esforços de voluntários, entidades sociais e autoridades públicas. Link do guia: https://drive.google.com/file/d/1QM-YIt4LyNFaOtrZgzqeL_dOkl4VqfNU/view

Preventivo jurídico em startups

A L&O Advogados vem utilizando o serviço de preventivo jurídico para ajudar startups e empresas inovadoras a evitarem processos judiciais.  A estratégia identifica possíveis problemas antes de eles acontecerem, reduzindo as burocracias que atrapalham os negócios. Com isso, no último ano os clientes da L&O tiveram de enfrentar apenas duas ações judiciais, enquanto a média nacional é de 500 ações por advogado.  Só em 2023, o escritório completou 22 mil horas de assessoria jurídica, prestou consultoria para 58 agentes do ecossistema de startups e realizou 72 treinamentos, palestras e workshops dedicados à prevenção jurídica. Além do atendimento direto, a L&O prestou mentoria para cerca de 420 startups em programas de aceleração e pré-aceleração.

Instituto PROA oferece mais de 35 mil vagas abertas para cursos gratuitos e online

O Instituto PROA abre 35 mil vagas de seu curso online para jovens de 17 a 22 anos. As aulas começam em 27 de maio na Plataforma PROA e os interessados devem se inscrever até o dia 22 no site do instituto (www.proa.org.br). A entidade irá oferecer corsos de complementação opcional sobre Administração, Excel e Power BI, Varejo, Logística, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira ou Atendimento a Clientes.

As vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou que estão concluindo esse ano e estão distribuídas por estado, sendo:

15 mil em SP;

8 mil no RJ;

4 mil em MG;

2 mil para o RS;

Os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia terão 1 mil vagas cada;

Goiás e o Distrito Federal receberão 750 vagas;

Desktop está com 120 vagas abertas para PCDs

A Desktop, empresa de telecomunicações com atuação em 184 cidades do interior e litoral paulista, está com 120 vagas abertas exclusivamente para pessoas com deficiência em suas unidades paulistas de Sumaré, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Barretos, São Carlos, Cerquilho, Praia Grande e Lençóis Paulista. Interessados devem enviar seus currículos pelo link https://desktop.ves.jobs, até o 3 de junho.

Inteligência Emocional: Febracis realiza evento em Salvador

Salvador receberá o Método CIS – O Poder das Emoções, reconhecido como o maior treinamento de inteligência emocional do Brasil. O evento acontecerá entre 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Convenções Salvador e proporcionará aos presentes, experiências que conectam ciência, arte, música e a magia dos grandes espetáculos em um único treinamento. Liderado por Paulo Vieira, Presidente da Febracis, o Método CIS já impactou mais de 1 milhão de pessoas.

Continue lendo

Negócios

A advogada especializada em Direito de Família e das Sucessões. Conheça Ana Rosa

Publicado

em

De

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Ana Cristina Rosa, mais conhecida no meio jurídico como Ana Rosa. A especialista tem se destacado pela excelência e dedicação na defesa dos direitos de seus clientes. Com uma trajetória marcada pela competência e pelo compromisso com a justiça, Ana Rosa se tornou uma referência em Direito das Famílias & Sucessões e Direito Imobiliário.

Formada em Direito e habilitada na OAB/GO sob nº 44.991, Ana Rosa é pós-graduada em Direito Civil com ênfase em Família & Sucessões. Há 10 anos atuando na área, ela tem experiência em processos judiciais e extrajudiciais, lidando com ações de divórcio, guarda, alimentos, inventários e regularização de imóveis. Ela oferece uma orientação jurídica preditiva, sempre mensurando as contingências para solucionar conflitos de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Ana Rosa também atua como mentora para jovens advogados. Desde de 2017 preparando os jovens para o Exame de Ordem e para a prática advocatícia. Sua paixão por ensinar com sua experiência no campo jurídico a tornaram uma guia essencial para muitos recém-formados.

Atualmente, o Escritório Ana Rosa Advocacia & Consultoria Jurídica conta com sede presencial em Goiânia-GO, mas, com a nova era digital, passaram a atuar em todo o território nacional. Prezando pelo atendimento personalizado, buscando encontrar em cada caso a melhor solução aos questionamentos dos seus clientes.

Atuamos em processos judiciais, extrajudiciais, consultivos, e recentemente passamos a atuar com questões multidisciplinares como mediação de conflitos. Explica Ana.

O que diferencia Ana Rosa de muitos outros advogados é seu compromisso com um atendimento personalizado e humanizado. Ela acredita que cada caso é único e, portanto, requer uma abordagem específica e individualizada. Ana Rosa dedica tempo e esforço para entender profundamente as necessidades e circunstâncias de seus clientes, buscando sempre as melhores soluções para os seus problemas. Essa abordagem tem sido crucial para ajudar muitas pessoas a superar momentos difíceis e encontrar a justiça em suas vidas pessoais e profissionais.

Para mais informações e para agendar uma consulta, visite os perfis de Ana Rosa no Instagram: @adv.anarosa e da sua mentoria @mentoria.oab.adv ou click no link abaixo
https://www.instagram.com/adv.anarosa?igsh=MXQwaTgybDNjYnhwMQ==

Continue lendo

Negócios

Coluna Giro Tech: confira as principais notícias do mercado de startups nos últimos dias

Publicado

em

De

*por Giro Tech

*Adesão de consórcio de imóveis aumenta entre os jovens e impulsiona as vendas de fintech em 36%*

Um levantamento feito na base nacional de clientes do Mycon, primeira fintech de consórcios do Brasil, mostrou que o uso de tecnologia tem impulsionado a compra de consórcios entre os jovens.

Os dados mostram que 41% dos cadastrados na plataforma com até 34 anos compraram um consórcio de imóvel no Brasil em 2023, e o número sobe para 50% quando analisamos os clientes da fintech que têm entre 25 e 55 anos. A empresa registrou aumento de 36% no volume de vendas dos consórcios de imóveis no ano passado e o serviço, que é focado no planejamento financeiro de médio e longo prazo, representa 70% do faturamento do Mycon.

O levantamento mostrou também que:

  • 64% dos participantes se declararam homens e 19% mulheres;
  • Entre os produtos mais buscados pelos jovens estão: imóveis (65%), automóveis (33%) e os consórcios de serviços como festas, casamentos ou cirurgias plásticas (2%).

Hub de milhões

R$ 30 milhões é o valor que a Curta, hub de negócios focado em consultoria de carreira para criadores de conteúdo, pretende faturar até o final de 2024. A previsão vai ao encontro das projeções para o mercado de Economia Criativa, que de acordo com pesquisa da plataforma Influency.me tem hoje mais de 500 mil influenciadores no Brasil.  Só no ano anterior, a Curta chegou a R$ 18 milhões de faturamento. A startup hoje gerencia carreiras de 52 influenciadores conhecidos no mercado, somando 4 bilhões de visualizações mensais e 300 milhões de seguidores.

3 – *Captação de recursos e desenvolvimento*

A startup brasileira BeConfident, uma startup brasileira que está revolucionando a forma como estudantes aprendem inglês através de uma inteligência artificial (IA) integrada ao WhatsApp, anuncia captação de R$ 2,5 milhões em rodada Seed que conta com a participação de 20 investidores-anjo. O aporte aconteceu logo após a startup ganhar a sétima edição da “HackBrazil”, uma competição que integra oevento “Brazil Conference”, promovido pela Harvard e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que aconteceu em Boston em abril. Com o valor captado, a BeConfident pretende expandir seu time técnico e investir ainda mais na experiência do usuário, oferecendo em multiplataformas a possibilidade de manter seus usuários praticando inglês em vários momentos do dia, utilizando, por exemplo, o smartwatch ou o WhatsApp.

4 – Hub de tecnologia para o mercado financeiro aumenta em 100% número de clientes

A Corlabs, um hub de tecnologia com foco no mercado financeiro, que oferece soluções tecnológicas para que correspondentes bancários (corbans) e fintechs operem em alto patamar de excelência, desde a prospecção até a gestão do negócio, registrou um aumento de 30% no número de clientes atendidos dentro de seu ecossistema no primeiro trimestre de 2024. Juntas, as empresas que integram o grupo (Corbee, Bankerize, Phonechecker, Trustic, Codero e Demandei) registraram aumento de 250% no faturamento do hub em comparação com o mesmo período do ano passado, e a expectativa é potencializar esses números em pelo menos 200% nos próximos dois anos.

Com novo patrocinador, Fábrica de Graffiti transforma muro de 1.700 m² em obra de arte em Guarulhos

Arte urbana A Açotubo, empresa do segmento siderúrgico, é uma das novas patrocinadoras da Fábrica de Graffiti, projeto que leva arte urbana e humaniza distritos industriais em todo o Brasil.

Na 15ª edição do projeto, a Fábrica de Graffiti vai colorir com arte de rua um muro de quase 1.700 m² na Cidade Industrial Satélite, no bairro Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Entre os dias15 a 29 de maio, 18 artistas visuais de Guarulhos e região levarão cores e vida ao muro cinza da cidade. Além disso, alunos de uma escola pública local também participarão de uma série de imersões artísticas ao longo do projeto.

Combate às Fake News

A Redes Cordiais, ONG que tem como missão fomentar espaços digitais saudáveis, lança em parceria com o YouTube, o “Guia Responsável em Emergências – Chuvas no Rio Grande do Sul”, um manual para ajudar produtores de conteúdo a difundir informações confiáveis sobre o que de fato está acontecendo no Sul do país. O Brasil possui mais de 500 mil influenciadores com mais de 10 mil seguidores, de acordo com dados de 2022 da Nielsen, e é o segundo país com mais seguidores, atrás apenas das Filipinas, segundo as agências de marketing digital Hootsuite e We Are Social. O intuito é que o guia seja utilizado como uma plataforma de combate às fake News, que vêm se espalhando nas redes sociais e prejudicando os esforços de voluntários, entidades sociais e autoridades públicas. Link do guia: https://drive.google.com/file/d/1QM-YIt4LyNFaOtrZgzqeL_dOkl4VqfNU/view

Preventivo jurídico em startups

A L&O Advogados vem utilizando o serviço de preventivo jurídico para ajudar startups e empresas inovadoras a evitarem processos judiciais.  A estratégia identifica possíveis problemas antes de eles acontecerem, reduzindo as burocracias que atrapalham os negócios. Com isso, no último ano os clientes da L&O tiveram de enfrentar apenas duas ações judiciais, enquanto a média nacional é de 500 ações por advogado.  Só em 2023, o escritório completou 22 mil horas de assessoria jurídica, prestou consultoria para 58 agentes do ecossistema de startups e realizou 72 treinamentos, palestras e workshops dedicados à prevenção jurídica. Além do atendimento direto, a L&O prestou mentoria para cerca de 420 startups em programas de aceleração e pré-aceleração.

Instituto PROA oferece mais de 35 mil vagas abertas para cursos gratuitos e online”

O Instituto PROA abre 35 mil vagas de seu curso online para jovens de 17 a 22 anos. As aulas começam em 27 de maio na Plataforma PROA e os interessados devem se inscrever até o dia 22 no site do instituto (www.proa.org.br). A entidade irá oferecer corsos de complementação opcional sobre Administração, Excel e Power BI, Varejo, Logística, UX Design, Promoção de Marcas, Educação Financeira ou Atendimento a Clientes.

As vagas são exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou que estão concluindo esse ano e estão distribuídas por estado, sendo:

  • 15 mil em SP;
  • 8 mil no RJ;
  • 4 mil em MG;
  • 2 mil para o RS;

Os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia terão 1 mil vagas cada;

Goiás e o Distrito Federal receberão 750 vagas;

Desktop está com 120 vagas abertas para PCDs

A Desktop, empresa de telecomunicações com atuação em 184 cidades do interior e litoral paulista, está com 120 vagas abertas exclusivamente para pessoas com deficiência em suas unidades paulistas de Sumaré, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Barretos, São Carlos, Cerquilho, Praia Grande e Lençóis Paulista. Interessados devem enviar seus currículos pelo link https://desktop.ves.jobs, até o 3 de junho.

Inteligência Emocional: Febracis realiza evento em Salvador

Salvador receberá o Método CIS – O Poder das Emoções, reconhecido como o maior treinamento de inteligência emocional do Brasil. O evento acontecerá entre 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Convenções Salvador e proporcionará aos presentes, experiências que conectam ciência, arte, música e a magia dos grandes espetáculos em um único treinamento. Liderado por Paulo Vieira, Presidente da Febracis, o Método CIS já impactou mais de 1 milhão de pessoas.

Continue lendo

Destaque