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Cultura

CURTA KINOFORUM ANUNCIA FILMES SELECIONADOS PARA SUA 34ª EDIÇÃO

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*** um total de 210 títulos foram escolhidos entre os 3200 inscritos

*** obras de 50 países foram selecionadas

*** produção brasileira representa 19 estados e o Distrito Federal

Foram anunciados os filmes inscritos para o 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que acontece de 24/08 a 3/09, com entrada gratuita.

Das mais de 3200 inscrições recebidas pelo evento, foram selecionadas 210 produções. Elas compõem os Programas Brasileiros (Mostra Brasil, Cinema em Curso e Oficinas Audiovisuais) e as mostras Internacional, Latino-americana, Infantojuvenil, Horizontes, Limite e Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror.

Do Brasil, estão presentes curtas de 19 estados e do Distrito Federal. No total, estão representados 50 países.

Ainda serão anunciados outros 60 títulos convidados, que vão compor os programas especiais e o Foco desta edição.

Criado em 1990, o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo é reconhecido como um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao filme de curta duração. Dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa, o festival é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade também responsável pelas Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, entre outras atividades.

*** FILMES SELECIONADOS ENTRE OS INSCRITOS ***

PROGRAMAS BRASILEIROS – MOSTRA BRASIL

“‘Romeu e Julieta’ em Libras” (Brasil-RS) – Adriana Somacal

“A Alma das Coisas” (Brasil-RJ) – Douglas Soares e Felipe Herzog

“A Última Vez que Ouvi Deus Chorar” (Brasil-MG) – Marco Antonio Pereira

“Arrimo” (Brasil-SP) – Rogério Borges

“As Miçangas” (Brasil-DF) – Emanuel Lavor e Rafaela Camelo

“Ava Mocoi, os Gêmeos” (Brasil-PR/Cuba) – Vinicius Toro e Luiza Calagian

“Ave Maria” (Brasil-RJ) – Pê Moreira

“Avisa se Voltar” (Brasil-SP) – Jota Carmo

Big Bang” (Brasil-MG/França) – Carlos Segundo

“Bucho de Peixe” (Brasil-RN) – Johann Jean

“Cabana” (Brasil-PA) – Adriana de Faria

“Cadim” (Brasil-SP) – Luiza Pugliesi Villaça

“Cama Vazia” (Brasil-SP) – Jean-Claude Bernardet e Fábio Rogério

“Casa de Bonecas” (Brasil-MA) – George Pedrosa

“Castanho” (Brasil-AM) – Adanilo

“Contando Aviões” (Brasil-SP) – Fabio Rodrigo

“Deixa” (Brasil-RJ) – Mariana Jaspe

“Despovoado, ou Tudo Que a Gente Podia Ser” (Brasil-SP) – Guilherme Xavier Ribeiro

“Diafragma” (Brasil-AL) – Robson Cavalcante

“Drapo A” (Brasil-RS) – Henrique Lahude e Alix Georges

“Energúmeno” (Brasil-GO) – Luis Calil

“Estrelas de Um Só Hit” (Brasil-SP) – Luisa Guarnieri

“Eu Sou Uma Arara” (Brasil-AP) – Mariana Lacerda e Rivane Neuenschwander

“Fala da Terra” (Brasil-PA-PE) – Bárbara Wagner e Benjamin de Burca

“Feira da Ladra” (Brasil-SP) – Diego Migliorini

“Firmina” (Brasil-SP) – Izah Neiva

“Habitar” (Brasil-SP) – Antonio Fargoni

Infantaria” (Brasil-AL) – Laís Santos Araújo

“Lapso” (Brasil-MG) – Caroline Cavalcanti

“LYB” (Brasil-SP) – Felipe Poroger

“Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (Brasil-RR) – Morzaniel Ɨramari

“Mborairapé” (Brasil-SP) – Roney Freitas

“Nada Haver” (Brasil-RJ) – Juliano Gomes

“Nhe‘en-Mongarai / Batismo da Alma” (Brasil-SP-RJ) – Alberto Alvares

“Noite No Ar” (Brasil-SP) – Nino Pereira

“O Chá de Alice” (Brasil-PR) – Simone Spoladore

“O Condutor da Cabine” (Brasil-SP) – Cristiano Burlan

“O Filme Perdido” (Brasil-RN) – Luiza Sader

“O Itinerário de Cicatrizes” (Brasil-MT) – Gloria Albues

“O Nosso Pai” (Brasil-SP) – Anna Muylaert

“Ode” (Brasil-BA) – Diego Lisboa

“Olhares Trêmulos” (Brasil-SP) – Leno Taborda

“Onde a Floresta Acaba” (Brasil-SP) – Otavio Cury

“Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo” (Brasil-SP) – Renato Sircilli

“Pedro e Inácio” (Brasil-PE) – Caio Dornelas

“Peixe Vivo” (Brasil-SP) – Frederico Evaristo e Bob Yang

“Peixes Vivos” (Brasil-SP) – Bru Fotin, Bob Yang e Frederico Evaristo

“Procuro Teu Auxílio Para Enterrar um Homem” (Brasil-ES) – Anderson Bardot

“Provisório” (Brasil-SP) – Wilq Vicente – Mostra Brasil

“Pulmão de Pedra” (Brasil-PB) – Torquato Joel

“Quebra Panela” (Brasil-PE) – Rafael Anaroli

“Quentinha” (Brasil-CE) – Rwanyto Oscar Santos

“Quinze Quase Dezesseis” (Brasil-SP) – Thais Fujinaga

“Ramal” (Brasil-MG) – Higor Gomes

“Rasgão” (Brasil-RS) – Marcio Picoli e Victor Di Marco

“SOLOS” (Brasil-SP) – Pedro Vargas

“Tapuia” (Brasil-SP) – Begê Muniz e Kay Sara

“Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando” (Brasil-RR) – Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami

“Último Domingo” (Brasil-RJ) – Renan Barbosa Brandão e Joana Claude – Mostra Brasil

“Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ” (Brasil-SC) – Flávia Person e Walderes Coctá Priprá e Barbara Pettres

“Vão das Almas” (Brasil-DF) – Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape

“Verde” (Brasil-SP) – Rodrigo Ribeyro e Gustavo Auricchio

“Yuri U Xëatima Thë – A Pesca com Timbó” (Brasil-RR) – Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami e Edmar Tokorino Yanomami

PROGRAMAS BRASILEIROS – CINEMA EM CURSO

“As Velas Do Monte Castelo” (Brasil-CE) – Lanna Carvalho

“Batimentos” (Brasil-SP) – Pedro Petriche e Clara Dias

“Combustão Não Espontânea” (Brasil-SP) – Boni Zanatta

“Filhos do Caos” (Brasil-SP) – Lucca Carvalho e Mateus RVC

“Fique na Luz” (Brasil-SP) – David Alves

“JIB” (Brasil-SP) – Lira Kim

“Jorge” (Brasil-SP) – Bruno Laiso Felix

“Manchas de Sol” (Brasil-RS) – Martha Mariot

“Provérbios 26:27” (Brasil-PR) – Plínio Luís Pereira Lopes e Daniel Barbosa

“Quinze Primaveras” (Brasil-CE) – Leão Neto

“Remendo” (Brasil-ES) – Roger Ghil

“Tô Esperando Você Voltar” (Brasil-SP) – Marina Lavarini

PROGRAMAS BRASILEIROS – OFICINAS AUDIOVISUAIS

“Alex” (Brasil-RJ) – Ludmila Curi

“Caramba, Cacilda!” (Brasil-SP) – Ágatha Bueno

“Destemor” (Brasil-SP) – João Vitor Araújo

“Essentia” (Brasil-SP) – Thami Silva

“Promoção” (Brasil-SP) – Hellen Nicolau

“Sob(re) A Pele” (Brasil-SP) – Beatriz Nunes e Ana Carolina Gomes

“Zona Noroeste: Daqui Sou, Aqui Estou” (Brasil-SP) – Rafael Souza e Elizabete Ataliba

MOSTRA LATINO-AMERICANA

“A Cadela” (“La Perra”, Colômbia/França) – Carla Melo Gampert

“Aí Vêm as Rachaduras” (“Vienen las Grietas”, Colômbia/Holanda) – Daniel Mateo Vallejo

“Ángel e Perla” (“Ángel y Perla”, Argentina) – Jenni Merla e Denise Anzarut

“Apneia” (“Apnea”, México) – Natalia Bermúdez

“Arkhé” (México) – Armando Navarro

“Carne de Deus” (“Carne de Dios”, Argentina/México) – Patricio Plaza

“Contos Excepcionais de uma Jovem Equipe Feminina: As Rubras” (“Contos Excepcionales de un Equipo Juvenil Femenino: Las Rojas”, Argentina/Venezuela) – Tom Espinoza

“Gloria” (Colômbia) – Diego Cortés, Daniela Briceño e Blanca Castellar

“Mãos Alheias” (“Manos Ajenas”, México) – Adrián Monroy Molina

“Maré Baixa” (“Bajamar”, Colômbia/Espanha) – Juana Castro

“Mein Buch” (Argentina) – Max Mirelmann

“Negro o Mar” (“Negro el Mar”, Colômbia) – Juan David Mejía Vásquez

“O Fim Justifica os Medos” (“El Fin Justifica los Miedos”, Argentina) – Marcos Montes de Oca

“O Golfinho” (“El Delfín”, Uruguai) – Manuela Roca

“O Mar Também é Seu” (Cuba/Brasil) – Michelle Coelho

“Os Nadadores” (“Los Nadadores”, Costa Rica) – Charlie López

“Somos Nós Duas” (“Somos las Dos”, Argentina) – Emilia Herbst

“Takanakuy” (Peru/Brasil) – Gustavo Vokos

“Três Cinematecas” (“Tres Cinematecas”, Argentina/Brasil) – Nicolás Suárez

“Um Quarto de Hora” (“Cuarto de Hora”, Chile/França) – Nemo Arancibia

“Zarzal” (Colômbia) – Sebastian Valencia Muñoz

MOSTRA INTERNACIONAL

“A Arte de Desviar” (“Sztuka Mijania”, Polônia) – Tobiasz Wałkiewicz

“A Balada Pós Fim do Mundo” (“El After del Mundo”, França) – Florentina Gonzalez

“À Beira do Delírio” (“Au Bord du Délire”, França/Colômbia) – Maria Claudia Blanco

“A Ferida Luminosa” (“La Herida Luminosa”, Espanha) – Christian Avilés

“A Floresta Emaranhada” (“The Entangled Forest”, Reino Unido) – Nick Jordan

“A História do Mundo Segundo a Getty Images” (“A History of the World According to Getty Images”, Reino Unido/Noruega) – Richard Misek

“A Que Lugar Pertenço?” (“Where do I Belong?”, Bélgica) – Jordie Koko

“Aeromoça-737” (“Airhostess-737”, Grécia) – Thanasis Neofotistos

“Anaklia” (Geórgia/Itália) – Elisa Baccolo

“Ao Vivo” (“Na Żywo”, Polônia) – Mara Tamkovich

“Arquivo” (“Parvandeh”, Irã) – Sonia Hadad

“Bergie” (África do Sul) – Dian Weys

“Caranguejo” (“Krab”, Polônia/França) – Piotr Chmielewski

“Carcaças” (“Carcasses”, França) – Mehdi Ouahab

“Carniça” (Estados Unidos) – Yvonne Zhang

“Caros Passageiros” (“Kallid Reisijad”, Estônia) – Madli Lääne

“Conto Selvagem” (“Conte Sauvage”, Bélgica/França) – Alice Quertain

“Coração de um Astronauta” (“Heart of an Astronaut”, Suécia) – Jennifer Rainsford

“Despertando em Silêncio” (“Waking Up in Silence”, Alemanha/Ucrânia) – Mila Zhluktenko e Daniel Asadi Faezi

“Dinheiro e Felicidade” (“Money and Happiness”, Sérvia/Eslovênia/Eslováquia) – Ana Nedeljković e Nikola Majdak

“E Quão Miserável é o Lar do Demônio” (“And How Miserable is Home of the Evil”, Suíça) – Saleh Kashefi

“E Se as Mulheres Mandassem no Mundo?” (“What If Women Ruled the World?”, Itália/Estados Unidos) – Giulia Magno

“Encenando a Morte” (“Staging Death”, Áustria) – Jan Soldat

“Entrada de Animais Vivos” (“Ingresso Animali Vivi”, Croácia) – Igor Grubic

“Escapada” (“L’Échappée”, França) – Philémon Vanorle e Justine Pluvinage

“Eu Venho do Mar” (“I Come From the Sea”, Líbano) – Feyrouz Serhal

“Experiências Desconhecidas” (“Things Unheard Of”, Turquia) – Ramazan Kilic

“Flyby Kathy” (Portugal) – Pedro Bastos

“III” (Canadá) – Salomé Villeneuve

“Long Time No Techno” (Alemanha) – Eugenia Bakurin

“Mãe” (“Mother”, Ucrânia/Polônia) – Iurii Leuta

“Marie Louise” (França) – Régis Fortino

“Marie.Eduardo.Sophie” (Canadá) – Thomas Corriveau

“Maruja” (Espanha) – Berta Garcia-Lacht

“Mastigue!” (“Chomp It!”, Cingapura) – Mark Chua e Li Shuen Lam

“Natal no Inferno” (“Noël en Enfer”, França) – Solal Dreyfus e Nejma Dreyfus

“O Desenho” (“L’Esquisse”, França) – Tomas Cali

“O Nabo” (“Naeris”, Estônia) – Silja Saarepuu e Piret Sigus

“O Ritual” (“The Ritual”, Rússia/Israel) – Mikhail Zheleznikov

“Patanegra” (França/Bélgica) – Méryl Fortunat-Rossi

“Perdido no Mar” (“Lost at Sea”, Espanha/Reino Unido) – Andrés Bartos Amory e Lucija Stojevic

“Quanto a Nós” (“In Quanto a Noi”, Itália) – Simone Massi

“Recomeçar” (“Nowy Początek”, Polônia) – Daniel Szajdek

“Sem Rastros” (“Otpechatki”, Rússia) – Serafim Orekhanov

“Serviço Militar” (“Palvelus”, Finlândia) – Mikko Makela

“Sonho de Rolinho Primavera” (“Spring Roll Dream”, Reino Unido) – Mai Vu

“Surpresa” (“Surprise”, Suécia) – Laerke Herthoni

“Terra Mater – Mother Land” (Ruanda/Suíça) – Kantarama Gahigiri

“Tigre Místico” (Espanha) – Marc Martínez Jordan

“Todas as Festas de Amanhã” (“All Tomorrow’s Parties”, China) – Dalei Zhang

“Transfusão” (“Transfuzija”, Croácia) – Igor Bojan Vilagoš

“Trilha” (“Tria”, Itália) – Giulia Grandinetti

“Um Astronauta Perdido e a Cidade de Pegadas” (“A Lost Astronaut and a City of Footprints”, Vietnã) – Khue Vu Nguyen Nam

“Um Caroço de Abacate” (Portugal) – Ary Zara

“Y” (Croácia) – Matea Kovač

“Ymor” (França) – Julien Lahmi

MOSTRA INFANTOJUVENIL

“A Menina e o Mar” (Brasil-RJ) – Gabriel Mellin

“Balanço Para a Lua” (“Swing to the Moon”, França) – N. de Boer, V. Levrero, M. Bordessoule, E. Drique, S. Moreau, A. Bouissie e C. Lazau

“Barra Nova” (Brasil-CE) – Diego Maia

“Coração de Concreto” (“Coeur Béton”, França) – Enrika Panero

“Cósmica” (Brasil-PB) – Ana Bárbara Ramos

“Impurrfection” (Taiwan) – Chiang Yao

“Jules & Juliette” (Bélgica) – Chantal Peten

“Marlon” (Brasil-RJ) – Ludmila Curi

“Me Enxergo Quando Te Vejo” (Brasil-SP) – Guillermo Alves e Michelle Brito

“O Carrossel” (“La Calesita”, Argentina/Canadá/França) – Augusto Schillaci

“O Cinema dos Meus Sonhos” (Brasil-SP) – Realização Coletiva

“Os Muitos Mundos de Piero Maria” (Brasil-SP) – Helena Guerra

“Ouçam-Me: Um Manifesto” (Brasil-SP) – João Pedro Muniz e Elisa Cecci

“Super-Heróis” (Brasil-DF) – Rafael de Andrade

MOSTRA LIMITE

“Aqui Onde Tudo Acaba” (Brasil-SC) – Juce Filho e Cláudia Cárdenas

“E6-D7” (Bélgica) – Eno Swinnen

“Espectro Restauración” (Brasil-RJ) – Felippe Mussel

“Estranhos no Escuro” (“Strangers in the Dark”, Finlândia) – Jenni Pystynen e Perttu Inkilä

“Mais ou Menos Trabalhando” (“Hardly Working”, Áustria) – Total Refusal

“Mas Onde Fica Ornicar?” (“Mais Où Est Donc Ornicar?”, França) – Oscar Maso e Guëll Rivet

“Mulika” (Congo) – Maene Maisha

“Nostalgia para o Lago” (“Nostalgia para el Lago”, Paraguai/Argentina) – Arturo Maciel

“O Mal dos Ardentes” (“Le Mal des Ardents”, França) – Alice Brygo

“O Toque Fantasma” (“The Phantom Touch”, Chile) – Pablo Cuturrufo

“Observe o Fogo ou Queime Nele” (“Il Faut Regarder le Feu ou Brûler Dedans”, França) – Caroline Poggi e Jonathan Vinel

“Realtà Porosa” (França) – Tiberio Suppressa

“Spiti” (Brasil-SP) – Marcio Miranda Perez e Nivaldo Godoy Jr.

“Suplício Noturno” (Brasil-SP) – João Rubio Rubinato

MOSTRA HORIZONTES

“A Menos que Bailemos” (Colômbia) – Fernanda Pineda e Hanz Rippe Gabriel

“Comida de Quintal” (Brasil-MG) – Luisa Macedo

“Dance Off” (“El Dance Off”, Argentina) – Nicolás Keller Sarmiento

“De Repente TV” (“Suddenly TV”, Sudão/Qatar) – Roopa Gogineni

“E Eu, Estou Dançando Também” (“And Me, I’m Dancing Too”, Alemanha/República Tcheca) – Mohammad Valizadegan

“Fantasmas” (“Ghosts”, França/Estados Unidos) – (LA)HORDE Ballet National de Marseille

“Nada Importante” (“Rien d’Important”, França) – François Robic

“No Início do Mundo” (Brasil-MG) – Gabriel Marcos

“O Último Rock” (Brasil-ES) – Diego de Jesus

“Pouco a Pouco” (“Stück Für Stück”, Áustria) – Reza Rasouli

“Se Trans For Mar” (Brasil-SP) – Cibele Appes

“Te Amo, Se Cuida” (Brasil-SP) – André Vidigal e Liz Dórea

“Últimos Dias de Verão” (“Last Days of Summer”, Índia/França) – Stenzin Tankong

NOCTURNU – CINE FANTÁSTICO E DE HORROR

“A Máquina de Alex” (“La Machine d’Alex”, França) – Mael La Mée

“Esfolada” (“Écorchée”, França) – Joachim Hérissé

“Promessa de Um Amor Selvagem” (Brasil-SP) – Davi Mello

“Tem Algo Estranho Com a Minha Avó” (Brasil-SP/Equador/Argentina) – Pedro Balderama e Rimai Sojo

Você Verá” (“You Will See”, Cingapura) – Kathleen Bu

Serviço

34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo

https://kinoforum.org/

de 24 de agosto a 3 de setembro de 2023

em diversas salas da cidade de São Paulo

entrada franca

Atendimento à Imprensa:

ATTi Comunicação e Ideias

Eliz Ferreira e Valéria Blanco (11) 3729.1455 / 3729.1456 / 9 9105.0441

Cultura

Theatro Municipal recebe mais de mil estudantes da rede pública para a abertura da 13ª Semana de Leitura

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Com o tema “Histórias e Canções”, o evento reunirá apresentações de escritores, músicos, estudantes das AELs, professores e muito mais

O Theatro Municipal de São Paulo recebe na próxima quarta-feira (16/05), a partir das 13h, a abertura da 13ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, evento gratuito que faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo por meio da Lei 14.999/09 de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel. Nesta edição, a Semana de Leitura tem como tema central “Histórias e Canções” e as atividades, totalmente gratuitas, acontecem em formato on-line e presencial em diversos pontos da cidade, até 24 de maio.

São esperadas mais de 1200 pessoas na abertura, dentre elas alunos de escolas da rede pública municipal, professores e bibliotecários. Importante ressaltar que muitos deles nunca assistiram a uma peça de teatro ou mesmo têm acesso à lazer e cultura. Escritores conhecidos do grande público também são esperados como espectadores.

Na entrada do Municipal, o acolhimento aos presentes será feito por alunos das Salas de Leitura da Rede Municipal com a atração “Guarda-chuva de Poesia”.

Já no palco do Theatro Municipal, as emoções continuam com a apresentação do Coral Sabiá, formado por alunos Academia Estudantil de Letras (AEL) Vinicius de Moraes (EMEF Prof. Fernando de Azevedo – Vila Curuçá). “Um Canto para Cada Canto” é o tema da apresentação regada de músicas que dialogam com estudos literários.

Na sequência, estudantes da AEL Kiusam Oliveira (EMEF Arquiteto Vilanova Artigas – São Matheus) apresentam “Brincar de Ler”, esquetes afetivas que envolvem literatura e música.

E vai ter poesia, trava-línguas, trovas populares, parlendas e cantigas de roda. O escritor e cordelista Marco Haurélio, que tem mais de 50 títulos publicados, a maior parte dedicada à literatura de cordel, sobe ao palco do Municipal para apresentar o livro “Circo das Formas”. Sua apresentação, tão esperada, será acompanhada pelo grupo Balaio de Doi2, formado pelo autor Paulo Netho e pelo compositor Salatiel Silva. Eles prometem levantar o público durante essa contação musicada, e bem engraçada.

Na sequência, a professora Ana Gilda Leocadio, que faz parte da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), se apresenta com “Solfejos de Fayola: uma história en”cantada”, contação repleta de rimas para entreter, conscientizar e emocionar.

O escritor Marcos Martinz sobe ao palco do Municipal acompanhado da noiva Rosinha, personagem de seu livro “Até que a Morte nos Ampare” para uma dinâmica incrível, mostrando a potência acolhedora dos livros.

Banda Pollo, sucesso com a música “Vagalumes” (novela Sangue Bom) encerra a tarde no Theatro Municipal. O grupo de rap/hip-hop e pop da zona oeste de São Paulo (Pirituba) é formado por Tomim, Adriel e DJ Kalfani.

“A ideia de criar a lei e fazer a Semana de Leitura acontecer é para que ela seja replicada cada vez mais. O maior mérito desse projeto é que ele é inclusivo e oferece à população oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura, muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma Eliseu Gabriel.

Serviço – Abertura da Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo

Quando: 16/05 (quarta-feira)

Horário: Das 13h às 17h – a partir das 11h30 chegam ônibus com as crianças.

Local: Theatro Municipal de São Paulo

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, S/N

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Cultura

Ensino intercultural avança no país

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Franquias educacionais no Brasil experimentam crescimento de 13,8% em meio a demandas por educação e cultura

As franquias educacionais estão se destacando como um setor em crescimento no Brasil, impulsionadas pela crescente demanda pelo segundo idioma, a busca pela formação no exterior e o modelo de negócios comprovado que oferecem.
O que se tem experimentado através desse modelo de negócio é a oportunidade de escolha por métodos de ensinos diferenciados e a vivência de outras culturas.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias registrou um faturamento de R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Em comparação a 2019, na pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%, evidenciando o vigor e a resiliência do setor mesmo em meio a desafios econômicos e sociais. Para este ano de 2024 a estimativa é crescer 10%.

“O crescimento das franquias educacionais no Brasil está transformando a maneira como as pessoas acessam e vivenciam o que se conhece como educação”, afirma Philip Murdoch, CEO da rede de franquias Legacy School. “Essas franquias estão preenchendo uma lacuna no mercado educacional, oferecendo uma ampla gama de serviços que atendem às necessidades de estudantes de todas as idades e perfis em uma realidade avançada, proveniente de um mundo globalizado e cada vez mais exigente.”

Neste caso, de acordo com o Open Doors, relatório divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano e pelo Instituto Internacional de Educação (IIE), o número de estudantes brasileiros matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nos EUA cresceu significativamente entre 2022 e 2023, atingindo a marca de mais de 16 mil pessoas. Isso representa um aumento de 7,6% em relação ao período anterior, quando foram registrados 14,8 mil estudantes.
Muito além da busca pelo segundo idioma, em destaque para o inglês, a importação de alunos brasileiros para estudar nos Estados Unidos superou a marca internacional.

Isso comprova que, além de falar inglês, é necessário vivenciar experiências internacionais em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. “A língua é um detalhe, mas a base é a interculturalidade; trabalhamos os costumes dos dois países, a fauna, a flora, o turismo, a alimentação”, continua o CEO. “Com o sistema intercultural, os alunos vivenciam o idioma, a cultura, convivem e recebem visitas de estrangeiros e participam de aulas remotas de instituições internacionais, onde os créditos adquiridos podem ser abatidos dessas disciplinas quando eles chegarem na graduação. Tudo isso acontece de maneira integral em sala de aula, ano a ano, até a conclusão do curso.”

Murdoch garante que o sucesso das franquias educacionais é evidenciado não apenas pelo número crescente de alunos e unidades em todo o país, mas também pela satisfação e reconhecimento dos benefícios de uma educação que pensa no futuro e ultrapassa as fronteiras linguísticas e culturais. “Nós nos originamos no Rio de Janeiro e construímos 23 unidades no estado. O ano de 2024 será marcado pela expansão além das nossas fronteiras. Em breve iniciaremos nossas operações em São Paulo e Paraná”, comemora.

O sistema de franquias do colégio tomou os caminhos projetados pelos números de mercado. Afinal, São Paulo foi eleita a melhor cidade para fazer negócios na área da Educação, segundo ranking da consultoria Urban Systems. Já o Rio de Janeiro assumiu a vice-liderança no levantamento.
No recorte estadual, São Paulo concentra 23 cidades entre as melhores para investir em educação. Na sequência aparecem os estados de Minas com 18 cidades e Paraná com 11.

Sobre a Legacy School

A primeira Legacy School começou em Campo Grande, de forma humilde, com algumas pessoas que acreditavam na importância da educação cristã intercultural. Hoje, a Legacy tem mais de 6 mil alunos.

Assim como Harvard, Princeton, Yale, Oxford, Cambridge e outras mais, iniciaram como instituições cristãs, a Legacy continua o legado do ensino intercultural e cristão pelo estado do Rio de Janeiro, expandindo por todo o Brasil através do sistema de franquias.

Tem parcerias com universidades americanas como a DBU (Dallas Baptist University), a ORU (Oral Roberts University) e a Christian Hall (Instituição Parceira Internacional) onde nossos alunos têm uma assessoria exclusiva que os ajudarão em todo o processo de ingresso nas universidades americanas.

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Cultura

Paraibano lança livro em São Paulo

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Ton Felix, natural de Cajazeiras, na Paraíba, apresenta seu mais recente trabalho literário, fruto de sua pesquisa de mestrado na Mackenzie, em São Paulo. O renomado comunicador e acadêmico lança “Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo”, um livro que busca decifrar um dos movimentos culturais mais significativos da era digital.

Como professor universitário, Feliz oferece uma análise aprofundada sobre a ascensão e o impacto dos Streampunks — criadores de conteúdo que surgiram na plataforma YouTube, alterando o mercado audiovisual e a forma como consumimos mídia. Com uma perspectiva única, ancorada em sua experiência e erudição acadêmica, ele explora o fenômeno dos Streampunks como um marco histórico. O livro conecta temporalidades históricas e vivências sociais atuais, destacando práticas, emoções e ideologias que definem esta geração emergente.

“Minha intenção é desvendar os processos que trouxeram os Streampunks ao proscênio do palco midiático, explorando o entrelaçamento de suas práticas com longas tradições enquanto os insiro dentro do fluxo da história cultural e imediata”, explica Ton Feliz. “Este livro é um método híbrido de narrativa histórica, capturando o fenômeno dos Streampunks não apenas como criadores de conteúdo, mas como verdadeiros agentes sociais contemporâneos.”

A obra oferece reflexões sobre a identidade fluida em uma sociedade interconectada, onde as fronteiras entre o pessoal e o público se tornam cada vez mais tênues. Além disso, “Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo” vai além de ser um mero registro, avançando para a interpretação e análise, contribuindo para a disciplina da História Imediata, que reforça a compreensão das experiências sociais contemporâneas.

“A História Imediata nos permite analisar a contemporaneidade nas mídias e redes sociais, bem como as ações dos novos movimentos sociais das últimas décadas”, declara Ton Feliz. “Meu livro encoraja os leitores a refletirem sobre os antecedentes construtores da contemporaneidade, que são reveladores das novas demandas sociais impulsionadas pela aceleração da comunicação.”

Com seu conhecimento interdisciplinar, que abrange desde a produção de imagens em fotografia e audiovisual até relações internacionais, Feliz está bem preparado para liderar discussões sobre como a comunicação e a educação se entrelaçam para moldar o futuro.

“Streampunks: Um Fenômeno Contemporâneo” é uma leitura essencial para quem deseja compreender os desafios e potenciais do mundo contemporâneo da comunicação e da educação.

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